Recicle suas ideias

reciclesuasideiaas

Para quem estava ligadinho no final da novela, sim eu sou noveleira rs, percebeu uma certa propaganda que eu diria que tem quase tudo a ver com o blog, sim eu disse QUASE, vamos ao comercial, veja abaixo:

Eu estava deitada na rede, esperando o próximo capítulo quando escutei e vi esta propaganda, que por sinal é uma graça. Corri no notebook para entrar no site, quando menos espero o @fecolinhares aparece em meu MSN me mandando o link e comentando sobre o comercial, e logo fui analisar. De início pensei, bem.. é mais um projeto com idéias ambientalistas, assim como o #xixinobanho (o mais famosinho e ótimo), mas me deixei levar e decidi analisar mais um pouco. O objetivo do projeto é bem fácil de perceber, eles querem conquistar a confiança dos consumidores, para o uso de uma única sacolinha plástica, calma, calma… você com certeza já viu alguém utilizando duas sacolas plásticas, para carregar algo mais pesado, por medo desta rasgar. Com o objetivo de incentivar o uso de sacolas mais reforçadas e a utilização de selos que comprovem isto,  conclui-se que haverá uma queda do consumo de sacolas. Caso não tenha compreendido, veja o vídeo abaixo de uma reportagem do JN:

No site, você ainda pode  saber o que as indústrias e supermercados estão fazendo, e principalmente o que você (consumidor) pode fazer, além de dicas de reutilização que podem ser postadas por  VOCÊ caso tenha uma conta no twitter, é só escrever um recado com a tag #reciclesuasideias que vai aparecer no site. Para complementar e fechar com chave de ouro o site vem com três ideias maravilhosas:

  • Processos de reciclagem – no qual explica de forma didática os tipos de reciclagem e todo o processo);
  • Calculadora de economia – lá você coloca quantas compras você faz por mês e quantas sacolas são utilizadas em cada compra e  PIMBA, como mágica aparece o resultado do cálculo mostrando quantas sacolas em média você utiliza em um ano (eu me surpreendi com o meu resultado e olha que não usos muitas sacolinhas – 2) e ainda quantas você usaria caso utilizasse  as  sacolas com selo\resistentes;
  • Locais para reciclagem no Brasil (aqui em minha cidade em Palmas/TO não tem nenhuma, mas quem sabe na sua tem.

Eu particularmente gostei muito do projeto, trabalham com o 3R’s (reutilizar, reciclar e reduzir) brilhantemente, mas lembra que eu disse que ele tinha  QUASE tudo a ver com o blog? Pois é, eu senti falta de pelo menos um questionamento ao uso das sacolas retornáveis (ECOBags, de pano) eu sei que o foco é o uso de sacolas mais resistentes e a diminuição do consumo de sacolas plásticas, mas enfim… nada mais lindo do que a cultura de usar sacolas de pano em supermercados, fica aqui minha dica e também meus parabéns pela iniciativa, claro.

Aproveite e clique aqui para conhecê-lo.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

10 comentários em “Recicle suas ideias

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • 13 de setembro de 2009 em 12:53
    Permalink

    De fato a idéia é boa, mas acho ainda mais efeciente o uso daquelas sacolas feitas com pano, seria uma redução bem maior. Mas em todo caso é bom ver que existem empresas preocupadas com a sustentabilidade do nosso planeta.

    Parabéns por ter chegado onde chegou com seu blog, sempre venho aqui ver as ultimas da Vivo Verde, rs

    Beijão

  • Pingback:Fábio Mesquita

  • 14 de setembro de 2009 em 12:38
    Permalink

    Oiii! Esse comercial eu ainda não vi, mas o do xixi eu assisti nesse fds e amei! E quando assisti, pensei em colocar no meu blog tb.
    Qto às sacolas, ultimamente tenho evitado usar muitas sacolas no mercado, só pego quando não tem jeito mesmo.
    Aqui tem dois mercados (Rosado e Makro) que não disponibilizam a sacola plástica e isso faz com que o cliente leve suas próprias sacolas, carrinhos de feira ou pegue caixas de papelão para levar as compras para casa.
    Eles até tem as sacolinhas plásticas, mas são vendidas.

    Beijos, seu blog é 1000.

  • 15 de setembro de 2009 em 11:37
    Permalink

    venho acompanhando esses comerciais desde que começaram a serem lançados.
    Governo Federal, Banco Real e algumas outras empresas saíram na frente, sim. Com certeza.
    Questões de sustentabilidade ainda tomarão conta do mundo ou, o perderemos.
    Fica aqui, um grande abraço para pessoas de iniciativas independentes (ou não, pois não conheço a fundo) como você, Daiane.
    Não se esqueça do terço no bolso, pois a lei da natureza é que os opostos se atraiam.
    ;*

  • 16 de setembro de 2009 em 13:18
    Permalink

    Desculpe, Daiane, mas essa campanha está completamente equivocada. Ela não vai ao cerne da questão, que não é reduzir o uso das sacolas plásticas, mas parar de utilizá-las. É uma tentativa desesperada da indústria do plástico para tentar vendê-lo como bonzinho. Falar q é bom pro meio ambiente é duro de engolir, quando vc vê a ilha de lixo do pacífico, feita de plástico.

    É como falar de carona solidária quando o problema é o congestionamento. É como o clean coal, vendido nos EUA como limpo. Exceto que são mentiras convenientes.

    Fica claro, então, pq eles não falam de ecobags, né? AFinal, são indústrias de plástico e não têxteis. Pq venderão a concorrência?

    Recuse (e não reduza) sacolas plásticas. Isso sim é atitude consciente.

  • Pingback:B: Bubbles

  • Pingback:Tweets that mention vivoverde » Recicle suas ideias -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.