Escola pública de Porto Feliz, apoiada por programa da LANXESS, ganha título de Instalação Modelo de Sustentabilidade

Por meio do projeto Ciclo Verde, empresa beneficia duas instituições de ensino do município

Foto: Divulgação

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, duas escolas públicas de Porto Feliz, selecionadas pelo programa Ciclo Verde da LANXESS, apresentaram os resultados de seus projetos para a comunidade. As iniciativas tiveram apoio das Secretarias da Educação e do Meio Ambiente de Porto Feliz, onde está localizado um complexo industrial da empresa. A primeira a apresentar os resultados do seu projeto socioambiental é a Escola do Ensino Fundamental Profª Aurora Machado Guimarães, que recebeu da Prefeitura de Porto Feliz o título de primeira Instalação Modelo de Sustentabilidade do município. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (05), na sede da escola, com a presença do Prefeito Dr. Antônio Cássio Habice Prado, além de executivos da LANXESS.  

Com a conquista do título, a Escola Aurora passa a ser uma referência para outras instituições de ensino, contribuindo para que a cidade seja reconhecida como referência do programa Município VerdeAzul, proposta do Governo do Estado de São Paulo que tem por objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado. “Cerca de 80% das iniciativas implantadas na escola Aurora tiveram suporte do programa Ciclo Verde. Estamos orgulhosos em ter colaborado para a implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável do município”, diz Eliane Siviero, presidente da LANXESS Brasil.

Comprometida com a redução de impactos ambientais, a escola Aurora vem incorporando na rotina escolar atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais, tais como iluminação natural, torneiras com temporizadores, sistema de reuso da água em bebedouros, separação de resíduos recicláveis, horta vertical, plantio de mudas nativas, entre outros, sempre promovendo a integração dos alunos e funcionários com pais e comunidades em geral. “Com o apoio da LANXESS, acreditamos que ações de cunho educativo ambiental voltadas para crianças e adolescentes são uma forma de promover a conscientização sobre a importância de preservarmos a natureza e o desenvolvimento sustentável do local onde vivemos”, diz Carlos Eduardo A Carriel, diretor da EMEF Profª Aurora Machado Guimarães.

DOCUMENTÁRIO – A segunda a apresentar seus resultados é a escola Prof. Antônio de Pádua M. Melo, também apoiada pelo programa Ciclo Verde da LANXESS, que definiu três frentes de trabalho para sensibilizar os alunos sobre a importância da água e sua relação com a  preservação ambiental do município, por meio de discussões dentro e fora das salas de aula. Um dos trabalhos resultou no documentário Água Fonte da Vida, de 25 minutosproduzido por alunos dos 8º e 9º anos, sobre a preservação ambiental das nascentes da região e o consumo consciente da água. Para produzir o vídeo, os alunos participaram de workshops com profissionais de cinema sobre roteiro, captação de imagens e edição. A pré-estreia do documentário aconteceu em uma sessão exclusiva para os alunos no cinema da cidade. Após a sessão especial, o vídeo será distribuído para escolas da rede pública da região como material didático.

Ações integradas

Além do documentário e do apoio para implementação da escola modelo de sustentabilidade, os cerca de 260 alunos das duas escolas, com idade entre 9 e 13 anos, realizaram visitas guiadas a locais relacionados aos temas trabalhados em educação ambiental. Uma delas foi a visita monitorada ao Centro de Educação Ambiental, onde os estudantes puderam entender a importância e os desafios de preservação do córrego Vicunha e da mata ciliar. Em um sítio da zona rural do município, os alunos conheceram a criação de abelha e a importância da qualidade da água na produção de mel. Ainda em junho, ambas escolas irão participar de uma visita ao Museu de Energia, da cidade de Itu.

O Programa Ciclo Verde ainda realizou diversas atividades como palestras e oficinas para pais de alunos e moradores do entrono da escola sobre captação de água por meio da construção de cisternas caseiras, com direito ao sorteio de um kit de cisterna entre os participantes.

Para encerrar a entrega dos projetos de ambas as escolas, o coordenador de  processos de controle da LANXESS, Nelson Baptista fez uma apresentação para os alunos, no dia 31 de maio, sobre o uso ético e sustentável da água, além de mostrar a tecnologia que há por trás dos processos produtivos da empresa e sua preocupação com a preservação dos recursos naturais. A apresentação foi seguida por um bate papo com o gerente executivo da planta da LANXESS em Porto Feliz, Robert Madersdorfer e a presidente da empresa no Brasil, Eliane Siviero.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.