5 dicas de sustentabilidade para serem adotadas no ambiente de trabalho

Medidas simples podem fazer a diferença no seu dia a dia de trabalho, além de preservar o meio ambiente e os recursos naturais

Por Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

A Semana do Meio Ambiente serve para alertar as pessoas sobre os cuidados que elas precisam ter com a natureza e também para mostrar que os recursos naturais são finitos.

Quando jogamos fora alguma coisa que poderia ser reciclada, por exemplo, além da falta de economicidade, também estamos nos esquecemos que não existe o jogar fora, já que o planeta Terra é a nossa casa.

O Governo do Tocantins tem incentivado que ações de sustentabilidade sejam adotadas pelos órgãos da administração Direta e Indireta do Executivo estadual. Neste ano, inclusive, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) teve como tema o “Agronegócio de Sustentabilidade” colocando em voga ações voltadas para preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Outra pasta que também tem um trabalho consolidado na área da sustentabilidade é a Secretaria de Estado da Administração (Secad). Lá são realizadas campanhas de conscientização para redução de copos descartáveis, reciclagem de papel e ações educativas quanto à impressão de arquivos.

Abaixo listamos cinco dicas úteis para quem quer promover a sustentabilidade no seu local de serviço.

Adote uma caneca!  O tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

1 – Adote uma caneca

A adoção de uma caneca, garrafa de água ou copo de vidro serve não apenas para promover a economicidade com a compra de copos descartáveis, como também reduzir a quantidade desse material que é jogada no meio ambiente. Em média, um trabalhador utiliza até três copos de plástico por dia, o que representa 726 copos por ano.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá.

2 – Use papel de forma moderada

O papel tem como matéria-prima as árvores. Por isso, é sempre importante pensar duas vezes antes de imprimir um arquivo. Em muitos casos, a impressão pode ocorrer em um papel de rascunho ou utilizando os dois lados da folha, gerando assim economia e promovendo a sustentabilidade.

Caso precise fazer a impressão de vários arquivos, considere a possibilidade de poder encaminhá-los por e-mail. O mesmo serve para os comprovantes que ao invés de serem impressos podem ser encaminhados em versões digitais.

Além das dicas acima, também é possível fazer bloquinhos com os papéis já usados, aproveitando o verso da folha que não foi utilizado. Essas ações colaboram para a redução do desmatamento e também do desperdício de dinheiro.

Economizar energia também é uma forma racional e inteligente de cuidar do meio ambiente. Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

3 – Economize Energia

Economizar energia também é uma forma racional e inteligente de cuidar do meio ambiente. Por isso, sempre que precisar se ausentar do local de trabalho, como no horário de almoço, desligue a impressora, seu monitor e apague as luzes.

Não se esqueça também de desligar o ar-condicionado, caso não fique alguém dentro do ambiente de trabalho por períodos prolongados. No momento em que o ar estiver funcionando, mantenha portas e janelas fechadas.

Lembre-se que aparelhos que ficam em modo de espera (stand by) podem consumir, em média, 20% a mais de energia caso fossem totalmente desligados.

A água é um bem essencial à vida do planeta, por isso é muito importante que tenhamos cuidado com o seu uso, já que assim como outros recursos naturais ela é um bem finito. Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

4 – Fique atento ao consumo de água

A água é um bem essencial à vida do planeta, por isso é muito importante que tenhamos cuidado com o seu uso, já que assim como outros recursos naturais ela é um bem finito.

Sempre que utilizar o banheiro do seu local de serviço, evite deixar a torneira pingando água e use apenas a quantidade necessária para a ocasião, o mesmo serve para a descarga do vaso sanitário. Ao identificar vazamentos no banheiro, ar-condicionado, copa ou cozinha do local de trabalho, informe o quanto antes para a área de manutenção.

5 – Cuidado com o lixo

Evite jogar lixo em qualquer lugar, como, por exemplo, as bitucas de cigarro no chão, que além de poluir a natureza, podem causar incêndios. Procure sempre separar o seu lixo e jogá-lo dentro da lixeira. Assim, não apenas o ambiente ficará mais limpo, como a natureza também se livrará de receber restos e resíduos que levarão anos para se decompor.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.