Sustentabilidade industrial: 4 dicas para tornar sua empresa sustentável

O mundo mudou em alta velocidade. As pessoas, clientes e empresas mudaram. E o resultado disso apenas depende de como nós vamos adotar a sustentabilidade em nosso cotidiano.

Especialmente para as empresas do ramo industrial, a sustentabilidade e os planos de meio ambiente ainda são desafios muito comuns.

Por essa razão, se tornar uma indústria sustentável no mercado é uma questão de prioridade para se destacar e alcançar resultados positivos no mundo!

E pensando nisso, nós produzimos esse conteúdo para esclarecer como sua empresa pode ser sustentável e como elaborar planos e hábitos que colaborem com o meio ambiente. Não perca esse post!

1- Respeite as leis ambientais

Primeiro de tudo, é importante que toda indústria esteja regularizada com seus órgãos responsáveis, especialmente quando diz respeito aos órgãos do meio ambiente.

Caso contrário, a indústria pode passar dificuldades para conseguir se desenvolver da forma correta no mercado. Por isso, verifique quais são os órgãos de gestão ambiental que sua empresa precisa se regularizar e acompanhe todas as atualizações de leis.

Outro ponto positivo ao se regularizar é a possibilidade de receber a ISO 14001, que diz respeito às diversas diretrizes relacionadas à gestão ambiental dentro das empresas.

Ela também oferece uma vasta lista de vantagens, além do próprio reconhecimento da empresa pelos concorrentes, órgãos e também pelos clientes.

2- Aposte na reciclagem

Quando falamos em reciclagem, não estamos apenas ressaltando algumas atividades, como as empresas de reciclagem de eletrônicos, por exemplo.

Sua importância deve ser levada para todas as empresas no geral, e especialmente para as indústrias, que na maioria das vezes, utilizam grande quantidades de matérias-primas para desenvolver seus produtos.

Por isso, aposte em campanhas e hábitos de reciclagem, como a utilização de recursos recicláveis, o descarte correto dos objetos e até mesmo a inserção da logística reversa, que se baseia no retorno de materiais já utilizados, visando seu reaproveitamento.

3- Tenha campanhas de sustentabilidade

Caso sua empresa atue com a fabricação de circuito impresso ou com disco abrasivo, por exemplo, você pode realizar campanhas de sustentabilidade, ou seja, ações que promovam o ecossistema e o cuidado com o meio ambiente.

Alguns exemplos de campanhas de sustentabilidade é a plantação de árvores em espaços próprios, ou a promoção de conteúdos educativos sobre como preservar o meio ambiente.

4- Seja digital

Por fim, um passo simples e essencial para qualquer indústria ser sustentável no mercado é por meio do digital. Opte por documentos digitais e descarte a utilização de materiais impressos. Adote também uma comunicação digital entre seus funcionários e clientes.

Esses hábitos também reduzem o custo com papel e impressoras. Mas o seu maior benefício está na preservação da natureza e em sua sustentabilidade industrial!

Adote essas dicas e tenha uma empresa sustentável

Ao longo deste conteúdo, mostramos algumas dicas de como sua empresa pode ser sustentável e fazer algumas campanhas de sustentabilidade.

Mas o mais importante, também foi possível entender que é fundamental e mais do que urgente a promover a redução de custos e atividades que prejudiquem o meio ambiente.

Uma indústria sustentável consegue se destacar diante do mercado por meio de suas ações. Além de ter mais notoriedade, estará preservando a natureza, melhorando a qualidade de vida de todos, e tornando sua empresa mais preparada para alcançar seus objetivos!

O que achou desse post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora e ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “Sustentabilidade industrial: 4 dicas para tornar sua empresa sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.