Estamos no “Cheque Especial” com a Terra: conheça os maiores devedores!

No último dia 01 de julho consumimos o permitido por ano, para que se tenha a possibilidade de sobrevida do planeta.
Ou seja, o “saldo devedor” dos humanos (em matéria de biocapacidade) para com o planeta aumenta drasticamente a cada ano!
Entendendo melhor, seria como se uma pessoa vivesse dentro de uma bolha de oxigênio, que se renovasse somente a cada 24 horas, e esta pessoa consumisse todo o oxigênio em apenas 18 horas.
Resultado???
Morreria, certamente!
É o que acontecerá com a raça humana se não for brecado de uma vez por todas este consumismo desenfreado e ensandecido de forma pragmática.

Estamos no “Cheque Especial” com a Terra: conheça os maiores devedores!
Estudo realizado pela Global Footprint Network (ONG Pegada Ecológica Global) uma das alimentadoras da WWF, deixou claro que a biocapacidade da Terra é inferior à demanda e que precisaríamos no mínimo 1 planeta e meio para abastecer a fúria do consumismo humano (dados de 2012, e só piorando)!
Falando do ar que respiramos, agora leva um ano e seis meses para a Terra absorver as emissões de CO2 e regenerar os recursos renováveis que os seres humanos usam em um ano!
Os dados revelaram também que os países que mantêm altos níveis de dependência de recursos naturais expoem suas próprias economias ao risco. Já os países que são capazes de proporcionar a melhor qualidade de vida com a menor quantidade de demanda ecológica (não só servindo aos interesses globais) terão as economias mais resilientes em um mundo de recursos cada vez mais limitados.”

Estamos no “Cheque Especial” com a Terra: conheça os maiores devedores!

Os 10 países vilões com a maior Per Capta de consumo ecológico são os Emirados Árabes Unidos, Catar, Dinamarca, Bélgica, Estados Unidos, Estônia, Canadá, Austrália, Kuwait e Irlanda.
Do outro lado da extremidade quem tem o maior capital natural e detêm mais de 60% da biocapacidade do mundo são Brasil, China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Canadá, Austrália, Indonésia, Argentina e França.
Este artigo vem, é claro, em sentido de alerta assim como vários outros da mesma estirpe, seja falando sobre alimento, água ou oxigênio.
A nossa “querida” raça humana está destruindo a própria casa, e continuando neste ritmo não teremos onde morar em futuro muito breve.
Então em vez de apenas rezarmos, vamos também vigiar e fazer, cada um a sua parte.
Pelo menos em alguma coisa somos “líderes”, rs.

Grande abraço!

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Em 1992 com a chegada do microcomputador fiz diversos cursos na área de design entre eles Photoshop (Senai), Indesign e QuarkXpress (Casa de Editoração), Corel Draw e FreeHand (Market) entre outros, aprendendo muito como autodidata também. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Emprego sob o número: 0016467MG. Vida inteligente na WEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.