muaidote

Bem, o maior objetivo do Miaaudote é, além de tentar encontrar lares para animais abandonados (ou que o serão se não forem adotados), tentar educar a população sobre a guarda responsável de animais.
Palmas, apesar de ser uma cidade relativamente nova, já apresenta um problema comum à maioria das média e grandes cidades: o grande número de cães e gatos  errantes pelas ruas.

adote

De onde vieram esses animais? Antes da cidade havia apenas o cerrado. Cães e gatos abandonados não vêm em grandes migrações para as cidades e passam e vagar pela ruas. Nós os trouxemos – cada um de nós. E nós os abandonamos. E depois, quando se tornam um problema, nós os matamos.
Guarda responsável significa, entre outras coisas:
  • Não ter um animal se não puder criá-lo até o fim de sua vida.
Ah, vai se mudar? Por que seu sofá velho e sua televisão que mal pega dois canais podem ir e seu cão não?
  • Não adquirir um animal por impulso.
Filhotes, principalmente, são especialmente fofos, não são?
  • Não dar animais de presente.
Eles são seres vivos, não coisas.
  • Não criar animais soltos nas ruas.
Se sua casa não for murada, NÃO tenha um cão.
  • Não criar animais presos.
Que crime eles cometeram?
  • Alimentação adequada, água, abrigo, conforto, consultas veterinárias, gastos, gastos!
Não pode arcar? NÃO tenha um animal de estimação.
  • Atenção, carinho, educação sem agressão.
Não tem tempo para perder com seu bichinho? Compre um urso de pelúcia.
  • Esterilizar seu cão ou gato!
Ah, você é contra? Tem pena do bichinho? Acha que “a natureza tem seguir seu curso”? Tem medo que seu cão fique boiola? Que engorde? Que deixe de vigiar a casa? Acha que ele tem direito de “ser feliz”? Procure se informar. Nada disso é verdade. E VOCÊ é um dos pricipais responsáveis pela morte e sofrimento de milhares de animais nas ruas.
Não temos abrigo de animais. Não recolhemos animais. Abrigo não é a solução. Os abrigos existentes, ou estão fechando as portas ou estão em sérias dificuldades.
O número de animais abandonados nos abrigos excede, em muito, ao daqueles que conseguem ser adotados. Alguns nunca são adotados e passam o resto de suas vidas presos em canis nos abrigos.
Além do mais, a existência de um abrigo numa cidade, acaba estimulando o abandono. Afinal, pra que gastar com a castração da minha cachorrinha se eu posso levar os filhotinhos para o abrigo, não é?
É comum associarmos a expressão “Meio Ambiente” ou a palavra Ecologia às florestas, mares, rios, lagos, aos animais silvestres ou em extinção. Mas nos esquecemos que “Meio Ambiente” é o ambiente em que vivemos; e isso nos inclui e também nossa casa, nosso bairro, nossa cidade e todos os seres com os quais compartilhamos nosso espaço.

As cidades devem ser entendidas como um “espaço de vida”. E nesse espaço vital convivem animais humanos e não humanos. A busca de uma convivência harmoniosa entre as diversas espécies deve ser a tônica de um pensamento moderno. Humanizar uma cidade e torná-la ecologicamente correta é estabelecer uma agenda ambiental que inclua, de fato, os animais que compartilham com os humanos o espaço urbano.

______________

Recebi esta indicação do Gabriel Stroligo, quando fui ver nem imaginava que se tratava de proprietários daqui de Palmas/TO, fiquei muito feliz por isto. Mas o trabalhos deles vai muito além de noso centro geodésico (Palmas), mas é um trabalho de solidariedade a estes animais que tanto precisão de nossa ajuda nesta empreitada. o/

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

4 comentários em “

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • 10 de agosto de 2009 em 22:50
    Permalink

    Concordo com vc. Em Miguel Pereira,bem na minha rua,mora um anjo…..Ela se chama Ana…..ela recolhe os animais abandonados,machucados,atropelados…..leva para sua casa,dá comida,banho,remédios e muito amor……Ela já está com 60 animais….vive fazendo bingo,bazares,festas….tudo com a intenção de comprar comida e remédios….está sempre precisando de ajuda……Parabéns pelos comentários….Meus filhos sempre quiseram ter cachorro…..só compramos depois que compramos a casa e depois que muramos a casa….Temos que ter amor,carinho e muita responsabilidade….bjcas….

  • 11 de agosto de 2009 em 14:30
    Permalink

    Parabéns pelo post Dai!
    Realmente um projeto muito importante na nossa sociedade.
    Um blog com certa responsabilidade social digamos assim.
    Um grande abraço!

  • 16 de fevereiro de 2010 em 20:00
    Permalink

    Em que rua de Miguel Pereira ela mora?Gostaria muito de ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.