Fevereiro de 2016: o mês mais quente da história desde o início das medições

Fevereiro de 2016: o mês mais quente da história desde o início das medições

Os dados mais recentes sobre o aquecimento terrestre, acusam a marca histórica para o mês de fevereiro de 2016 como o mais quente da história da humanidade, desde a data do início das medições, em 1880.
Chegou-se também a conclusão que as temperaturas globais em 2015 foram as mais quentes dos tempos modernos, quebrando o recorde de 2014.
Pode ser variabilidade natural, mas na prática, quando olhamos para os registros de longo prazo, sabemos que o aquecimento global devido ao aumento gases de efeito estufa foi causando o aquecimento de longo prazo de cerca de nove décimos de um grau ao longo dos últimos 100 anos”, diz o Professor de Ciências Atmosféricas da Universidade de Melbourne, David Karoly.

Mapa-climatico-Nasa-2016

Em apenas 04 meses distintos o mundo foi mais quente acima do normal em 1,35 graus Celcius.
Fevereiro de 2016, foi um deles.
De acordo com a NASA as temperaturas em algumas partes do Ártico subiram em média 5 graus acima do normal neste falado mês.
E isso é muito.
O calor extremo despeja muito gelo do mar aumentando os níveis dos oceanos e diminuindo a extensão do gelo cerca de 402.000 milhas quadradas abaixo da média, de acordo com o National Snow & Ice Data Center.
Isso é o equivalente a uma área quase quatro vezes o tamanho do estado Colorado (USA) ou 3,2% por década no inverno e 13,4% no verão.
Nossa!

Estrada-destruida-erosao-costeira-Palliser

Independentemente de 2017 estabelecer um recorde ou não, alguns cientistas pensam que o mundo tem intensificado um novo período de aquecimento global.

Isso não significa que a cada ano irá se estabelecer um novo recorde, mas parece-me bastante provável que demos o próximo passo para um novo nível de temperatura“, diz o climatologista Kevin Trenberth do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica da Nova Zelândia em entrevista a Central do Clima.

aumento-do-nivel-do-mar-inundacao

As projeções para o aumento do nível dos mares são divergentes porém existe um certo consenso que aponta para uma elevação entre 26 e 98 centímetros até o ano de 2100.
Certo é que, se o aquecimento global continuar dessa forma desenfreada os efeitos negativos serão irreversíveis, de grande amplitude e longa duração.
Mediante essa situação a possibilidade de derretimento total das camadas de gelo polares se torna concreta podendo elevar os oceanos mais de sete metros do nível atual.
Imaginem o estrago que isso causaria.
Países como o Senegal por exemplo, teriam um êxodo de no mínimo 180.000 pessoas, causando prejuízos de até 800 milhões de dólares, caso o mar subisse 01 metro, inundando 6.000 quilômetros quadrados de terra.

aumento-do-nivel-do-mar

A gravidade dos impactos é assustadora:

  • Tempestades e tufões serão mais intensos e frequentes;
  • Intensificação das chuvas agravando os estragos;
  • A erosão da costa provocaria o recuo da linha de areia destruindo toda infraestrutura do tipo imóveis, estradas, barragens, etc.
  • Megacidades inteiras sumiriam no fundo mar provocando migração total de suas populações a um custo incalculável;
  • As fontes alimentares e de água potável diminuiriam a oferta causando distúrbios sociais e agravamento nos problemas de saúde.

Estas são apenas algumas mazelas as quais passará o mundo caso a imbecilidade e ganância humana continuem nesta toada desenfreada em busca do cobiçado poder econômico.
É isso que queremos?
Grande abraço!!

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Em 1992 com a chegada do microcomputador fiz diversos cursos na área de design entre eles Photoshop (Senai), Indesign e QuarkXpress (Casa de Editoração), Corel Draw e FreeHand (Market) entre outros, aprendendo muito como autodidata também. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Emprego sob o número: 0016467MG. Vida inteligente na WEB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.