Folder é FODA! Campus Party 2010

Para as pessaos que me conhecem de perto, sabem que sou bem chata em relação a entrega de folders, tive amigas que trabalhavam na entrega destes e as ajudava muito, tudo bem que é uma forma de “trabalho”, mas não é minha área questionar isto e sim de apresentar os impactos ambientais deste ato.

 

DSCF7741

Creio que você já se deparou com uma situação desta, quando sentado em um bar, shopping, restaurante, preso ao parabrisas do carro ou em lugares de grande aglomeração, alguém entregando (panfletando) panfletos/folders de festas, promoções, liquidações, jornais evangélicos entre outras coisas, geralmente em grande quantidade e feitos de material (papel) super resistentes e até mesmo de maior tempo de decomposição. Isto ocorre aqui na Campus Party 2010 também, são muitos os projetos e programas para o incentivo e publicidade das empresas, algumas resolveram utilizar da própria ferramenta mais utilizada que é o Twitter, de certo modo ele ajuda nesta parte de diminuição da poluição visual e local. Eu mesma consegui saber de uma promoção para aniversariantes pelo twitter, isto foi legal.

DSCF7740

Hoje se vê várias empresas que já trabalham com o reaproveitamento de papéis ou até mesmo que só compram resmas de papel reciclado, eu acho a ideia um máximo, faço até bloquinhos de papel já usado de um lado e saiu distribuindo para o pessoal no trabalho, acho válido fazer isto e muito fácil.

Mas quando o assunto são folders, creio que devo começar pela atitude das moças e rapazes que planfetam, com a sua brilhante ideia de distribuir em uma mesa de bar um folder para cada indivíduo na mesa. Supondo que esteja apenas amigos, o que é relativamente óbvio, é evidente que isto se torna desnecessário partindo do princípio que se entregasse  APENAS UM FOLDER, diminuiria a quantidade de papel jogado (abandonado) na mesa e principalmente na rua, além do que agussaria a curiosidade das pessoas de saber do que se trata aquele pedaço de papel.

Outro ponto a ser discutido, são as pessoas que  ACEITAM  receber mais de um folder na mesa, a não ser que mais de uma pessoa queira levar aquele folder para casa (por necessitar de uma informação) e joga no seu respectivo lixo residencial, reutiliza o papel fazendo blocos de anotação, faça reciclagem caseira, utilize para a fabricação de artesanato ou simplesmente faça como eu,  NÃO PEGA!

Para as pessoas que trabalham com divulgação de eventos, é muito mais fácil e rentável a divulgação  pela internet  (orkut, facebook, twitter ou sei lá o que), televisão, rádio, ou no caso outdoors, este causa poluição por causa do impacto visual, mas já é uma medida que satisfaz o anunciante e ainda contribui em boa parte na conservação do meio e limpeza das vias na cidade.

Para não dizer que eu estou sendo piegas e chata, olhe bem a quantidade de folders que são jogados fora em um bar quando você for.

Uma ideia que achei interessante e para ser sincera foi a primeira vez que vi em Palmas/TO, foram os folders reciclados, que eu tive o prazer de levar (apenas este) para casa para tirar esta foto. A ideia foi boa, mas não exclui o fato das planfeteiras entregarem mais de um na mesa…

Aqui na Campus Party 2010 está rolando  MUITOS  folders, eu deixo de pegar vários, mas alguns aparecem em nossas mesas sem nem perceber.

Fica aqui a minha indignação em relação a este ato, já era para eu ter escrito esta matéria a tempos, mas fiquei enrolando. Eu espero que ajude na atitude de alguém que ler isto aqui, tanto em você planfeteiro, quanto em você consumidor…

E você que está na Campus Party ou em qualquer lugar deste Brasil e do mundo o que acha deste tanto de folders espalhados por aí?

E só para lembrar.. caso for imprimir isto aqui, lembre-se do meio ambiente .o/

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho.

13 comentários em “Folder é FODA! Campus Party 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.