Educação ambiental na ExpoBel
Novidades para o blog Vivo Verde, a coluna GeoVerde começa nesse exato momento, não espante se escutar fogos ou serpentinas caindo do céu, a nossa querida VivoVerde sempre com idéias novas veio revolucionar o mundo da blogosfera, com a chamada interdisciplinaridade que muitos educadores lutam para que ela aconteça mais muito difícil na pratica que ocorra e graças a idéias como essa nosso ensino-aprendizagem demonstra o quanto nós podemos fazer a diferença.
Meu nome é Guilherme, mas conhecido na noite como Torto, esse apelido vem de uma parte do meu corpo que é um pouco torta, mas não se assuste só minha namorada tem o privilegio de ver e admirar ele.. Sou blogueiro a não mais de um ano, possuo um blog chamado Torto blog (https://www.tortoblog.com), sou professor e geógrafo, admito que este ramo é muito difícil (salário baixo) e estressante mais ao mesmo tempo é uma delicia e sinto o maior prazer em lecionar e ver meus alunos crescendo.
Geografia vem do grego geographía (γεογραπηία), que significa descrição da Terra, não somente em seu sentido físico, mas toda a dinâmica do espaço territorial, que envolve todas as relações sociais do ser humano, e claro todo o meio em que nos vivemos, eu costumo falar aos meus alunos que na geografia estudamos tudo, das coisa mais simples as coisas mais complexas, de como um material é produzido a entender porque ele precisar estudar e ser um profissional, a geografia em minha concepção é uma das matéria mais importante para tornar um ser humano em um cidadão crítico.
Essa apresentação de exaltar a geografia, prometo que não farei em todas minhas colunas, mas é necessário para entender a importância da geografia em um blog de sustentabilidade sobre o meio ambiente, como assunto inicial falarei sobre um evento que acontece em minha cidade ( Francisco Beltrão – Paraná ) em dois e dois anos chamado Expobel (Exposição de Fransisco Beltrão), um evento que iniciou em 1967 como principal motivo motivar a região a plantar e colher feijão, e em 1969 teve sua segunda edição que incorporou outros seguimentos de plantio e colheita, já em 1970 se tornou um evento que agregava vários seguimentos como a de agricultura, animais, industria e comercio, hoje é considerada uma das 10 maiores feiras-exposições do Brasil, tendo uma forte influencia em toda economia do Paraná (Principalmente oeste e sudoeste do PR), todo ano que o evento é realizado é disponibilizado um área muito grande para realizar a chamada “Educação Ambiental” e é uma das áreas mais visitadas do parque.
Essa área tem apoio de varias empresas privada e órgãos estatais de importância nacional e regional, isso demonstra o quanto algumas pessoas e organizações (bem poucas) estão preocupadas com o futuro do nosso mundo, o estande é muito bem montado, ele é projetado para que você veja com seus próprios olhos o que nosso mundo pode vir a ser, eles focam muito nas desgraças que podem vir a acontecer no nosso mundo dentre alguns anos se não mudarmos algumas de nossas atitudes em relação ao meio ambiente.
Assim ao entrar no estande, ha uma trilha no meio da mata que se estende do inicio ai fim do estande (+- 600 metros de extensão), em cada estagio que se passa na trilha placas com escritas vão informando o propósito de cada objeto que ali se encontra.
A imagem acima é o primeiro estagio, ele demonstra o inicio do planeta Terra, e que todas as plantas e animais viviam sem a degradação um do outro, em um perfeito sincronizo do inicio e fim da vida, já no segundo estagio o homem já está presente e interferindo de forma predatória da natureza, com as queimadas, poluições do ar e da água, desmatamento, agrotóxicos entre outros.
Logo após esse estagio, a trilha mostra as alternativas para se viver em uma sociedade altamente equilibrada com redução da poluição de rios, tratamento e destinação dos resíduos domésticos corretos, produção agrícola mais eficiente e menos poluente, tratamento de esgoto e de água, entre outros.
Tive a grande oportunidade de levar meus alunos do Colégio Aliança para conhecer esse estande, logo após a visita fiz vários questionamentos a eles, e tive grandes surpresas, além de terem conseguindo observar com muito mais facilidade o quanto é grave a degradação do meio ambiente, eles logo questionaram sobre o rio que corta todo parque de exposição, que por sinal percorre toda a trilha (mapa do parque de exposição ), afirmarão que o rio era todo canalizado e extremamente poluído, notaram uma grande quantidade de materiais sólidos flutuando nas águas do rio.
Tiveram a percepção que se deve cuidar da natureza e concretizaram a idéia notando que o rio ali presente faz parte de todo o sistema. Claro que alguns não notaram mais logo que os outros colocaram essa situação, começou uma discussão muito construtiva e houve uma sensação de revolta por parte deles, foi sensacional!
Espero que todos tenham gostado, esse foi o primeiro de muito outros post que farei nesse incrível Blog.. e beijos na bunda e até mas ver !!
Pingback: Marinês Bueno
Pingback: Guilherme Berghauser
Pingback: tortoblogg
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: EcoZilla
huum primeiro post entao! sempre leio o blog porém nunca tinha comentado, mas hoje é uma exceção pq o querido torto me citou em seu post! ehiwuheiuwh queria deixar claro aos demais leitores que nao é tao torta assim a parte do corpo dele 😡 ehuwheu
Mas, é realmente muito boa essa parte da expobel, pois nos faz ver o quanto nós interferimos na natureza e quanto mal fazemos, e que se nao mudarmos nossas atitudes o mundo vai ficar realmente assim como nas fotos. Saimos de lá com uma nova concepção.
outro beijo na bunda para vc Torto
e um beijo tambem na vivoverde, seu blog é realmente muito bom!
Agora eu vi a matéria direitinho rs =D
Novamente…seja bem vindo ^^
Ola Torto, a matéria é de fato muito importante. Encontrei o link do site no PortalCT, que trata de assuntos relacionados ao estado do Tocantins. Gostaria de saber se existe alguma iniciativa nessa região???
forte abraço e parabens pela iniciativa.