#AcontecenoTO – Gurupi sedia Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
O Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos chega nessa quinta-feira, 20, ao município de Gurupi, a 244 km de Palmas. O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), segue até sexta-feira, 21, e acontece no Sesc, a partir das 8 horas. O evento já percorreu as regionais de Pedro Afonso, Guaraí e Porto Nacional.
De acordo com a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, o objetivo é estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem do lixo. Tal ação fortalece a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) dos órgãos municipais.
Dentro da programação do evento acontecem oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais. “Nas três edições realizadas houve uma grande participação dos catadores de materiais recicláveis que estão recebendo capacitação nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo, captação de recurso e logística reversa, ampliando sua área de atuação”, ressalta Hélia.
O evento atenderá professores, funcionários públicos e catadores de materiais recicláveis de Gurupi, Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, São Salvador do Tocantins, Sandolândia, Sucupira, São Valério da Natividade e Talismã.
Regionais
O investimento para realização do workshop é de R$ 240 mil, oriundos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, com contrapartida da Semades. Depois de Gurupi, os próximos municípios contemplados serão Araguatins (10 e 11/3), Araguaína (13 e 14/3), Arraias (24 e 25/3), Dianópolis (27 e 28/3), Tocantinópolis (8 e 9/4), Colinas (14 e 15/4), Paraíso (22 e 23/4), Miracema, (24 e 25/4) e Palmas (29 e 30/4). Por meio destas regionais, o workshop atenderá todos os 139 municípios tocantinenses.
Texto: Gabriela Glória | Crédito fotos: Fernando Alves | Ascom Semades