Estado discute conclusão de laboratório de referência animal

Por Geórgya Laranjeira e Eliane Tenório/Governo do Tocantins.

Gestores públicos se reuniram para agilizar a conclusão do Laboratório Referência Animal de Araguaína Maradona/Governo do TocantinsProf. Dr. da Unitins, Claúdio Clemente, fez uma explanação aos gestores sobre a importância do laboratório a sociedade

Gestores públicos se reuniram para agilizar a conclusão do Laboratório Referência Animal de Araguaína. Fotos: José Neto Maradona /Governo do Tocantins

O Laboratório de Referência Animal de Araguaína  (Lara) segue com um prazo de 180 dias e a ordem de serviço está prevista para ser assinada no início de junho. Essa definição foi anunciada na manhã desta quinta-feira,30, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) durante reunião com o secretário, César Halum, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio Silveira, do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fernando Silveira, presidente da Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes e técnicos das autarquias.

Durante a reunião, o professor  da Unitins, Claúdio Clemente, fez uma palestra apresentando a finalidade do laboratório, tipos de exames a serem feitos, o valor da obra que já está em fase de conclusão, bem como citou a aquisição de equipamentos que já se encontram em Araguaína. O Lara é destinado a realização de análises nas áreas de bacteriologia, imunologia, sorologia e biotecnologia da pecuária tocantinense. Será coordenado por pesquisadores da Unitins e também terá uma função acadêmica de pesquisa e iniciação científica.

Para o secretário da Seagro, César Halum, o projeto é de extrema importância, pois facilitará a logística, diminuirá custos e reduzirá o tempo de espera pelos resultados dos exames.

“O laboratório Lara de Araguaína, é um empreendimento muito aguardado pelos produtores rurais da região e estamos trabalhando com muita agilidade para a conclusão do mesmo. Terei um encontro com o governador Mauro Carlesse na semana que vem para agilizar a assinatura da ordem de serviço a fim de que as obras de conclusão iniciem o quanto antes.

César Halum

Segundo o presidente da Fapt, Márcio da Silveira, o papel da entidade “é prestar um serviço com precisão cientifica e tecnológica para os produtores rurais do Tocantins. “O laboratório vai favorecer custo mais acessível na realização de 18 exames, pois atualmente os mesmos são feitos em outros estados, o que encarece o produto e dificulta a logística. Portanto estamos trabalhando para favorecer o desenvolvimento da pecuária com segurança alimentar e com ganhos de dividendos para os produtores,” disse.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.