[FEMAGRI 2020] Jaguar é a única empresa a expor compostador

Equipamento ajuda no descarte correto de resíduos orgânicos

Compostador Jaguar JC 4000 – Divulgação/jaguar

A Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé- Femagri, está em sua 19ª edição e, este ano, traz o tema “Cooperativismo trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura”. Com início ontem (12), a Femagri será realizada até sexta (14) e espera receber 30 mil visitantes durante os três dias de evento.

Um dos 130 expositores, a Jaguar Máquinas, empresa sediada em Varginha, Sul de Minas Gerais, é a única a oferecer aos visitantes modelos de compostadores de resíduos orgânicos: o JC 2500 e o JC 4000. Os compostadores de resíduos orgânicos são uma grande tendência, justamente por ajudarem na destinação correta dos resíduos gerados nas propriedades rurais.

“Os dois modelos misturam resíduos orgânicos e proporcionam aceleração, aeração e desagregação no processo. Por isso mesmo, são muito eficientes ao gerarem benefícios para a aplicação do produto por meio da aceleração do processo de decomposição”, explica Carlos Roberto Ezequiel de Souza, sócio proprietário da Jaguar Máquinas.  “A diferença entre os dois compostadores reside na capacidade de compostagem de cada um. O JC 2500 foi elaborado especialmente para atender as necessidades do pequeno e médio produtor rural”.

O Compostador JC 4000 possui um rotor com 72 facas acopladas, túnel regulável (4m largura x 1,50m altura) e utiliza dois pneus de 400/60-15.5 de alta flutuação na carreta e um pneu agrícola no túnel. Tracionado por um trator 4×4, conta com redutor de velocidade, comando hidráulico e potência sugerida de 90 CV.  Ainda possui carreta com regulagem de altura para acoplar no trator e cilindro hidráulico com válvula de segurança para recolher o túnel, o que facilita as manobras e o transporte no pátio de mistura.

Já o modelo JC 2550 tem um rotor com 40 facas acopladas, túnel regulável na altura, com dimensões de 2,5m x 1,3m (L x A), e um cilindro hidráulico que direciona o compostador na leira, facilitando a centralização e o deslocamento. Utiliza dois pneus agrícolas de 600/16, posicionados na parte traseira do túnel. Com uma velocidade de trabalho de 200 a 250m/h e peso aproximado de 800Kg, é tracionado por um trator 4×4, equipado com um super-redutor de velocidade, comando hidráulico e potência sugerida de 55 a 85CV, que pode variar de acordo com as condições do pátio de mistura.

Além dos compostadores, o público presente na Femagri poderá conferir as colheitadeiras e outros equipamentos fabricados pela Jaguar. As colhedoras da marca se adequam à topografia dos diversos solos existentes e, assim, facilitam a colheita de café.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.