Parceria para apoiar pesquisas inovadoras sobre materiais sustentáveis

A SIG anunciou que financiará pesquisas inovadoras em materiais mais sustentáveis na EPFL, no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, Suíça, como parte de uma iniciativa conjunta com a Nestlé, a Logitech e outros parceiros do setor para enfrentar os desafios ambientais associados aos resíduos plásticos.

“A inovação sustentável de produtos está no centro do compromisso da SIG em ser uma empresa de impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente”, disse Klaus Andresen, vice-presidente sênior de tecnologia global da SIG. “Já oferecemos aos clientes algumas das soluções de embalagem asséptica mais sustentáveis do mercado. Mas queremos ir mais longe e é por isso que estamos fazendo parcerias com a Nestlé e outros para impulsionar o progresso em direção aos materiais de embalagem sustentáveis do futuro.”

Impulsionando a pesquisa sobre materiais sustentáveis

Juntos, os colaboradores se comprometeram a fornecer 5 milhões de francos suíços ao longo de 10 anos. O financiamento apoiará uma nova Cadeira de Pesquisa de Materiais Sustentáveis no Instituto de Materiais da EPFL.

O presidente, a ser nomeado professor assistente de carreira, será responsável pelo desenvolvimento e implementação de um novo programa de pesquisa sobre materiais sustentáveis na EPFL, uma das instituições de ciência e tecnologia mais renomadas e cosmopolitas da Europa.

As áreas de pesquisa de interesse abordarão questões críticas, como o impacto ambiental global dos materiais, a exploração de materiais biodegradáveis e recicláveis, incluindo materiais de barreira à base de papel de alto desempenho, que poderiam ajudar a resolver preocupações ambientais sobre embalagens plásticas.

Stefan Palzer, diretor de tecnologia da Nestlé, disse: “Combater a poluição plástica é uma prioridade para a Nestlé. Continuamos voltando nossos esforços para pilotar novas abordagens para reutilização de embalagens, ao mesmo tempo em que avaliamos novas tecnologias de reciclagem e materiais de embalagem sustentáveis. O desenvolvimento de materiais de alta performance e ecologicamente corretos requer uma compreensão fundamental das estruturas e propriedades materiais, razão pela qual estamos colaborando com nossos parceiros de inovação para investir em pesquisa de materiais sustainable na EPFL. “

Apoiar clientes com soluções sustentáveis

As embalagens cartonadas são totalmente recicláveis e têm uma pegada ambiental muito menor do que muitas alternativas para alimentos e bebidas de longa duração, como leite, suco ou sopas. Elas são produzidas principalmente a partir de papelão renovável, mas pequenas quantidades de polímeros e folha de alumínio são geralmente necessárias como barreira para conter e proteger produtos alimentícios líquidos, e para tampas e fechamentos.

A SIG já oferece uma inovadora embalagem asséptica livre de alumínio para produtos lácteos, conhecida como combibloc EcoPlus, e sua solução SIGNATURE PACK usa uma abordagem de equilíbrio em massa para ligar os polímeros usados na caixa a matérias-primas 100% renováveis e baseadas em florestas. A empresa agora está trabalhando para criar uma embalagem asséptica feita de materiais 100% renováveis – sem balanceamento de massa ou alumínio – que podem ser usados para uma gama de produtos, incluindo sucos mais sensíveis à luz e ao oxigênio.

Apoiar pesquisas em materiais de barreira mais sustentáveis e de alto desempenho ajudará a SIG a impulsionar o progresso em direção a esse objetivo, pois trabalha em parceria com os clientes para levar produtos alimentícios aos consumidores em todo o mundo de forma segura, sustentável e acessível.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.