Loja online do IPÊ une conservação da biodiversidade à geração de renda
Mais de 50 sugestões de presentes para você contribuir com a sociobiodiversidade no momento da compra! Fica a dica para os presentes de Natal!
Comprar é mais do que uma simples escolha, começa com a peça, mas vai além, reforça também valores, ainda que muitas vezes de maneira inconsciente. Já imaginou tornar as suas compras mais representativas daquilo que você realmente acredita? No site da loja do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas (www.lojadoipe.org.br), você tem a oportunidade de: adquirir produtos que valorizam a biodiversidade nacional, contribuir com a conservação dessa mesma biodiversidade e ainda gerar renda para famílias de bordadeiras da zona rural de Nazaré Paulista e de produtores rurais do Pontal do Paranapanema (SP).
Na loja do IPÊ, as camisetas adulto e infantil são confeccionadas 100% em algodão e destacam nas estampas a fauna e a flora brasileira. Mico-leão-preto, bicho-preguiça, quati, arara, jacu, peixe-boi, sauá, anta, papagaio-da-cara-roxo e o tatu-canastra estão entre as espécies representadas nas coleções. Para quem ficar na dúvida sobre qual modelo escolher vale a pena considerar a camiseta Biodiversidade! A flora também tem seu lugar garantido na loja do Instituto, com direito à jabuticabeira, mudas e à diversidade dos ipês. Para as crianças, uma série de peças com estampas e bordados inspirados nos animais nativos do Brasil, fica a dica!
Além das camisetas, a loja também conta com bolsa para notebook, ecobag e necessaire – todas inspiradas na biodiversidade. Diante de pandemia, a loja investiu em uma linha de máscaras – modelos adulto e infantil (de 6 a 10 anos) – com elementos da biodiversidade, vale a pena conferir! Para relaxar em casa, as consagradas máscaras bicho preguiça e onça despontam como ótima opção.
Todos esses produtos da loja são o resultado do Projeto Costurando o Futuro, realizado desde 2002 na zona rural de Nazaré Paulista, interior de São Paulo, com famílias de bordadeiras da região que complementam a renda por meio dos valores obtidos com a venda dos produtos. As coleções contam com orientações de reconhecidos designers de moda, como Sarita Dal Pozzo, Ana Laet, Simone Nunes, além do franco-brasileiro Fábio de Sá. Eles acreditam no conceito de que moda e natureza têm tudo a ver e podem caminhar juntas promovendo o desenvolvimento socioambiental e a melhoria da qualidade de vida em comunidades. Os quatro contribuíram com o Projeto de forma voluntária.
No site da loja do IPÊ também é possível encontrar uma linha de bucha vegetal customizada com a fauna nacional. Onça, anta, mico, borboleta e peixe estão entre os modelos. 100% do valor obtido com a venda desses produtos é destinado aos produtores rurais, que cultivam as buchas na região do Pontal do Paranapanema (SP), junto a Sistemas Agroflorestais, os SAFs, que misturam produção de alimentos e diversas culturas com o plantio de árvores da Mata Atlântica.
Havaianas IPÊ
Há 16 anos, IPÊ e as Havaianas têm uma parceria que encanta os brasileiros e o mundo por meio das Havaianas IPÊ, sandálias com estampas que retratam a fauna e flora das matas brasileiras. Comercializadas em cerca de 100 países, elas colaboram para a conservação da biodiversidade do Brasil, com repasse de 7% das vendas líquidas para o Instituto. Durante todos esses anos, mais 14 milhões de pares de sandálias já foram vendidas. Mico-leão-preto, onça-pintada, gavião-real, tamanduá-bandeira, jacaré-de-papo-amarelo estão entre as espécies que estamparam, até o momento, as 15 coleções da linha entre adulto e infantil. Atualmente, gato mourisco, perereca-da-folhagem e araçari banana são as estrelas! As Havaianas IPÊ já destinaram mais de 9,2 milhões de reais para a causa do Instituto.
Café com floresta
O café à venda no site do IPÊ – produzido no Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste do estado de São Paulo – é conhecido como café com floresta, e tem como base a implementação de um sistema diversificado, que associa o café (Coffea arabica L.) com o cultivo de culturas anuais como feijão, milho, mandioca e espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. Dessa forma, desde 2001, os agricultores assentados de reforma agrária atrelaram restauração florestal com geração de renda; 100% do valor obtido com a venda é destinado aos produtores rurais. A iniciativa gera benefício à terra, à biodiversidade, ao produtor e ao consumidor. A presença das árvores neste sistema possibilita menor susceptibilidade à geada – um grande risco na produção do café.
Confira esses e mais de 50 produtos na Loja do IPÊ: http://www.lojadoipe.org.br/