Quilombolas do oeste do Pará participam de oficina de fotografia

O intuito é que eles possam registrar o cotidiano da comunidade e poder contar suas próprias histórias.

Foto: Divulgação

Jovens quilombolas do Pará participam de oficinas de fotografia, dando continuidade ao projeto de educomunicação do Programa Territórios Sustentáveis (PTS). Eles aprendem técnicas para registrar, com seus próprios celulares, o que se passa no dia a dia de suas comunidades. Até o dia 15 de junho as oficinas acontecem nas comunidades de Terra Santa, Faro e Oriximiná.

Foto: Divulgação

Além de ser uma forma de autorregistro e autoconhecimento, é uma forma de se mostrarem ao mundo sob suas próprias óticas. Os quilombolas têm compartilhado os materiais em seus canais nas redes sociais e também no YouTube da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo), o ARQMO Identidades.

Programa Territórios Sustentáveis – O Programa Territórios Sustentáveis acredita que é possível garantir que as pessoas da região amazônica tenham condições justas de desenvolvimento e oportunidades para uma vida melhor, respeitando as características de cada comunidade. É uma iniciativa da MRN em parceria com a ECAM, Agenda Pública, Imazon e Usaid. Entre os projetos está o de Educomunicação, que capacita os membros da comunidade quilombola a levarem suas vozes para o mundo através de canais na internet. Com o projeto, eles aprendem desde a criar contas nas redes, postar, dirigir vídeos, redigir os textos, enfim a contarem suas próprias histórias e pontos de vistas.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.