O meio ambiente e fotografia andam juntos

Por tempos a fotografia e o meio ambiente andam juntos na luta pela preservação e apresentação de nossa fauna flora, biologia, estilo de vida e outros. Não se pode deixar de lembrar que o impacto visual na sociedade é de grande força para qualquer motivo que seja usado.

Foto: Google imagens

A fotografia estabelece uma ligação com meio ambiente e o fotógrafo de respeito e amor pela natureza, e não é nada simples fazer esse trabalho de fotografia ambiental, pois requer conhecimentos para poder fazer as fotos sem alteração do meio ambiente, e para isso é necessário um mínimo de conhecimento científico em geografia, biologia, ecologia e outros. Pois é de suma importância entender que é preciso ter paciência quando se faz esses trabalhos para poder respeitar o tempo natural do meio ambiente e os seres que lá habitam.

Dentro da visão de fotografia ambiental, pode-se exercer a fotografia de várias formas, sendo algumas dessas formas aerofotografia, paisagem, jornalismo ambiental, sinalização ambiental, e outros. Cada um tendo a sua importância dentro no mundo ambiental.

Foto: Google imagens

Outro fator importante da fotografia ambiental é o uso em pesquisas científicas por empresas privadas governamentais e instituições de ensino para formação do conhecimento ambiental em faculdades e escolas, sem esquecer também que se torna uma arma contra crimes ambientais e manutenção da preservação ambiental.

Hoje já existem cursos específicos de fotografia ambiental para quem queira atuar nessa área ou já atua. Os cursos são voltados para a visão da fotografia para com o meio ambiente e compreensão do ambiente para melhor preservação, e de adaptação ao meio ambiente que requer um bom condicionamento físico que é bem importante.

A fotografia em si é uma grande formadora de opiniões por ter o impacto direto do visual nas sociedades, e tem grande influência em mercados e economia, então é considerado o uso da fotografia ambiental uma grande arma de comunicação em massa para os fatores atuais ambientais de nossa sociedade e mundo.

Fique atento e use e abuse do uso correto da fotografia para a melhora do seu e do nosso meio ambiente.

Eduardo Barroso

Eduardo Barroso (38) é formado em Publicidade e Propaganda pela IEPO, natural de Brasília, mas reside no Tocantins há três décadas. É um pioneiro apaixonado por fotografia, onde fez um curso na Califórnia para aprimorar sua paixão. Viu uma oportunidade e desafio ao ingressar na equipe do VivoVerde, mas desde muito antes já estava inserido na questão ambiental ao passar por órgãos como FUNASA, CONAB e sempre está participando de esporte como escalada natural e triathlon. Contato: E-mail - fotografia@vivoverde.com.br Twitter - @EduBarroso4

Um comentário em “O meio ambiente e fotografia andam juntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.