Como eu vejo a contabilidade para o meio ambiente

Photo by Negative Space from Pexels

A Contabilidade conta com os números como sua principal ferramenta, mesmo com tantos números a contabilidade não é uma ciência exata como muitos pensam, é uma ciência social aplicada.

Na trajetória escolar têm às divisões de exatas, biológicas, humanas e sociais. Ciência Social na qual a Contabilidade está inserida estuda as necessidades da sociedade e do homem, prestando atenção ao que ele precisa, podemos perceber o motivo da contabilidade estar nas ciências sociais.

As ciências sociais cuidam das necessidades do homem, podendo abranger diversos campos, tais como a necessidade que ele tem em administrar seus recursos, como a de ter seus direitos e deveres respeitados.

Dentre seus recursos que as pessoas precisam administrar estão os recursos naturais, que sempre fizeram uso, sem se preocupar com seu esgotamento e possível destruição do meio ambiente, podemos perceber as consequências destas atitudes.  

Photo by Serpstat from Pexels

A contabilidade pode contribuir para o meio ambiente, utilizando ferramentas de gestão dentro das empresas, fornecendo informações e com um planejamento a longo prazo. É importante o conhecimento de contabilidade ambiental um ramo cada vez mais requisitado e que tem carência de profissionais.

A contabilidade ambiental auxilia na verificação dos impactos de uma empresa na vida ecológica e ampara a determinar qual será o resultado financeiro e econômico desses impactos para uma empresa.

Na contabilidade ambiental temos o aspecto ecológico que analisa como uma empresa influencia o meio ambiente com medições físicas, outro aspecto é o aplicado ao meio ambiente que mede o efeito que uma empresa tem sobre a natureza em termos financeiros.

No momento que estamos vivendo a falta de informação a respeito dos riscos de sustentabilidade no meio empresarial pode levar a investimentos ruins para o meio ambiente e para os resultados financeiros das empresas.Você já ouviu falar em contabilidade ambiental?  Deixe seu comentário, dicas, dúvidas, em meu e-mail: contabilidade@vivoverde.com.br

Rai Carvalho

Contadora, empreendedora na área contábil, consultora empresarial, consultora pessoa física, especialista em planejamento tributário, atuante na área contábil há 14 anos. Interessada por empreendedorismo e inovação. Contato: E-mail: contabilidade@vivoverde.com.br | Twitter: @raicrcarvalho

3 comentários em “Como eu vejo a contabilidade para o meio ambiente

  • 17 de junho de 2019 em 12:31
    Permalink

    O interessante também é abordar os impactos econômicos positivos nas medidas ambientais que uma empresa toma!
    Exemplo disso a energia solar, poderia me citar no que a instalação energia solar contribui para empresa em incentivos fiscais? Com referência Palmas que é a principal pioneira!

  • 17 de junho de 2019 em 20:31
    Permalink

    Muito interessante ver a relação que o meio ambiente tem com qualquer área da ciência,até com aquelas que muitos pensam ser apenas de exatas,como a contabilidade.

  • 17 de junho de 2019 em 21:47
    Permalink

    Olá agradeço a sua interação e o comentário. O assunto mencionado é muito relevante e pretendo escrever sobre ele.
    Respondendo sua pergunta tanto o estado do Tocantins como a prefeitura de Palmas têm incentivos para a energia solar.

    Por meio da lei n° 3.179/2017 e decretos n° 2.912 e 5.339 o estado do Tocantins incentiva o desenvolvimento e a geração de energia solar e térmica além da isenção de ICMS.
    O Palmas Solar programa criado pela prefeitura, com desconto de até 80% do IPTU ( por até 5 anos), ITBI e ISSQN para empresas que instalarem módulos fotovoltaicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.