4 tipos de de energias renováveis

A utilização das energias renováveis fazem parte do centro de debates dos últimos anos. Isso, pois essas matérias-primas causam um custo muito grande para as empresas que utilizam das energias para fabricar seus produtos ou vender seus serviços.

É uma faca de dois gumes: por um lado, as energia renováveis são limpas e naturais, por isso, promovem inúmeros benefícios para o meio ambiente e também são sustentáveis.

No entanto, elas também geram um alto custo para as empresas. Por essa razão, as energias não renováveis são as mais utilizadas entre a média mundial de empresas.

Por sua vez, as energias não renováveis, como o próprio nome já diz, um dia irão acabar, além de também gerar poluição no ar e desastres na natureza.

Alguns desses componentes poluentes, resultantes da utilização da energia não renovável, são um dos principais causadores do efeito estufa e do aquecimento global. Devido a isso, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

E pensando nisso, elaboramos esse post com o intuito de mostrar quais são os tipos existentes de energias renováveis e cada uma das suas características. Continue lendo!

1- Energia solar

A energia solar é a primeira energia renovável da lista. Ela é obtida por meio da luz do sol e, por isso, sua duração é infinita, além de ser extremamente benéfica quando falamos de sustentabilidade.

Muitas indústrias começaram a utilizar a energia solar para fabricar seus produtos, como empresas de blindagem de carros, disco abrasivo ou que prestam serviços de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo.

No entanto, ela possui desvantagens quanto ao seu custo de aquisição. Segundo a Greenpeace, de 70 milhões de consumidores de energia elétrica no país, apenas 10 mil utilizam a energia solar em seu cotidiano.

2- Energia eólica

A próxima energia renovável é a energia eólica, obtida pelo vento, ou seja, pelas correntes atmosféricas.

A energia eólica é utilizada desde os tempos antigos para movimentar os barcos ou para operar as máquinas industriais. Atualmente, no Brasil, é uma das energias menos utilizadas.

Algumas das suas desvantagens são o alto custo de aquisição, além de, é claro, ela ser totalmente dependente das condições climáticas do ambiente para ser útil.

Mas não podemos deixar de citar que, como energia renovável, ela é um grande auxiliador do meio ambiente.

3- Energia hidroelétrica

A energia hidroelétrica, ou energia do hidrogênio, é a fonte de energia mais utilizada no Brasil. Uma de suas vantagens é que a emissão de causadores do efeito estufa e agentes poluentes é muito baixa.

Além disso, o maior motivo pela sua popularidade nas indústrias é que a energia hidroelétrica possui baixo custo de aquisição.

Basicamente, a energia hidroelétrica provém da reação entre o hidrogênio e o oxigênio, que gera vapor na água e, consequentemente, energia.

4- Energia biomassa

A energia biomassa é feita por meio do armazenamento de um ativo do dióxido de carbono em combinação com o oxigênio.

Ela é uma energia renovável que também possui baixo custo de aquisição, além da baixa emissão de gases poluentes e que prejudicam o meio ambiente.

Há alguns casos em que a biomassa foi relacionada com doenças respiratórias, no entanto, ela é uma fonte limpa em comparação com as energias consideradas não renováveis.

E você, o que acha da utilização dessas energias para as empresas? O que achou desse post? Conta para gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.