Primeiros passos para ajudar o meio ambiente

Sabemos que o planeta terra não está em suas melhores condições, né? Acompanhamos de perto as mudanças climáticas e as inúmeras ações negativas promovidas pelo homem.

Os impactos negativos estão relacionados com o aumento das áreas urbanas, dos automóveis, o uso inapropriado dos recursos naturais e o consumo desenfreado de produtos e a geração de lixo.

Dentro dos inúmeros impactos causados por ações humanas, vale destacar a extinção das espécies, inundações, poluição e as mudanças climáticas – graças a queima dos combustíveis fósseis (desmatamento) que leva ao aquecimento global.

Nota-se então, que nós, com pequenas atitudes prejudicamos o meio ambiente diariamente. Por esse motivos, separamos algumas formas de contribuir positivamente com o planeta.

Claro, salvar o planeta é um ato que exige cooperação de todos os meios, desde empresas até as instituições governamentais. Entretanto, algumas atitudes simples podem mudar muitas coisas!

Ações que começam por você

São atitudes diárias e simples como tirar o lixo, evitar o uso do carro e outras atitudes para desenvolver em casa. Para ajudar o planeta – de verdade – levantamos alguns tópicos bem simples.

Separe o lixo

Separe o lixo orgânico do lixo reciclável. Provavelmente você já deve ter ouvido isso em comerciais ou naquela mensagem spam que recebeu hoje cedo. É bem simples: um destino para o lixo orgânico e outro para o reciclável.

Resumidamente, o lixo orgânico é todo o resto de verduras, frutas e restos de alimentos. Já o reciclável, é tudo aquilo que envolve vidro, plástico, papel e alumínio. Um exemplo claro são as famosas garrafas de refrigerante.

Plante uma árvore

Se não tiver espaço suficiente no seu quintal, não tem problema! Seja voluntário em alguma organização ambiental. Pesquisa algumas voltadas no ramo, tenho certeza que vai encontrar inúmeras possibilidades.

Caso não tenha tempo para ser um colaborador, invista em plantas para o seu apartamento. Além de trazer benefícios, dará um ar super moderno e acolhedor para o seu imóvel.

Não use sacolas plásticas

Sei que fomos acostumados com aquelas ‘’sacolinhas’’ de supermercado. Mas, além de pequenas e estragam facilmente, elas comportam um volume mínimo de produtos. Por isso, não perca tempo e nem dinheiro com essas sacolas.

É aconselhável o uso de ecobags, além de maiores, elas não estragam facilmente. Agora, comportar compras maiores nunca foi tão fácil!

Deixa o carro em casa

Adote outros métodos de locomoção. Use o transporte coletivo ou a bicicleta. O processo é bem simples: quanto mais carros na rua, maior a emissão de carbono; quanto menos carros na rua, menor a emissão.

Não importa se acabou de fazer uma blindagem de carros, o planeta vai respirar e agradecer aliviado!

Diminua o consumo de água

Evite o consumo exagerado, adote maneiras mais adaptáveis: reduza o tempo no banho, reutilize a água da máquina para lavar o quintal e armazene água da chuva.

Não desperdice comida

Segundo levantamento da Food And Agriculture Organization (FAO), orgão das Nações Unidas, R$ 1,3 bilhões de toneladas de comida vai parar no lixo no mundo todo. No Brasil, são jogadas fora 25 milhões de toneladas de comida.

Será que isso não tem prejuízo econômico? Pois é, além do dano ambiental, esse número equivale a um prejuízo de R$ 12 bilhões.

Deposite pilhas e baterias em locais apropriados

Descubra onde estão os pontos de coleta de pilhas e baterias usadas mais próximos de você. Por exemplo, você precisa fazer o descarte de um motor elétrico trifásico, veja o local adequado para o descarte, a natureza vai agradecer!

Entendendo sobre os impactos

Percebemos que a sustentabilidade é algo muito sério, né? Sabia que se fechar o registro na hora de ensaboar você economiza 3.000 litros por mês? Isso, com o banho de 15 minutos.

Outro ponto importante, é se você lavar a calçada durante 15 minutos pode lhe custar quase 300 litros. Utilize a boa e velha vassoura!

Imagine o impacto que isso terá em uma estação de tratamento de água? Pois é, são essas pequenas coisas que vão revolucionar o nosso meio ambiente!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora e ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.