Qual atenção os brasileiros estão dando ao meio ambiente

É certo que, apesar de muito o que melhorar, os brasileiros estão mais conscientes quando o assunto é a preservação do meio ambiente.

Para você ter uma ideia, esse tema já é o sexto mais apontado pela população como algo que devemos nos preocupar.

É claro que proteger o meio ambiente é uma tarefa de todos que habitam na Terra, não é mesmo? É simples, para que as próximas gerações possam ter contato com tudo o que nosso planeta pode oferecer, como ar puro, água potável e uma arborização de respeito, é preciso preservar.

Para cuidar do meio ambiente e ser sustentável, não é necessário contar com grande poder aquisitivo. A maior dica aqui é: faça sua parte. Pensando nisso, listamos aqui alguns cuidados que os brasileiros têm tomado para tornar o planeta Terra um lugar digno de viver. vamos nessa?

O desperdício de água está fora de cogitação

Pare e pensa comigo: quantos litros de água você gasta, por dia, na sua casa? Já parou para pensar que banhos demorados e vazamentos em canos são os principais problemas para o desperdício em massa?

Não tem segredo, atitudes singelas podem fazer uma grande diferença quando implementada por uma quantidade significativa de pessoas.

Vamos lá: reduza o tempo de banho. Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando e só ligue quando for necessário. Além disso, reaproveite a água da chuva para lavar quintais e regar plantas.

A reutilização da água da máquina de lavar também é uma dica interessante. Use-as para lavar carros, por exemplo.

Em empresas como a de bomba centrífuga é possível reutilizar a água para a fabricação de novos produtos.

Descarte do lixo é uma tarefa fundamental

A melhor forma de reciclar é separando o lixo reciclável do orgânico. Esse passo é fundamental para a destinação correta de cada produto.

Parece óbvio mas é sempre importante ressaltar que reciclar um produto é muito mais produtivo para o meio ambiente do que simplesmente produzir outro. Isso porque é possível economizar os recursos naturais e diminuir o lixo no planeta.

Atualmente, existem diversos locais especializados nos mais diversos tipos de reciclagem, como, por exemplo, aqueles responsáveis pela reciclagem de eletrônicos.

De modo geral, não jogue lixo nas ruas, tendo em vista que isso acarreta diversos problemas como poluição, proliferação de doenças e alagamentos.

Procure trocar as sacolas e produtos plásticos por algo mais ecológico

É fato que a utilização de produtos plásticos, apesar de ser prático e eficiente, contribui para a poluição e produção de lixo.

Para você ter uma ideia, esse material é descartado em rios e oceanos, causando a morte de inúmeras espécies marinhas.

Se tratando de sacolas plásticas, é simples: troque-as pela de plano. Assim você evita desperdícios e continua realizando suas tarefas.

Pense que essa prática pode ser adotada em indústrias de cabos elétricos, por exemplo. A dica mais importante é: compartilhar a informação e passe pra frente seu conhecimento e atitudes ecológicas.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.