Como inserir a educação do meio ambiente para crianças

O meio ambiente é composto por todas as coisas que existem na Terra, sejam elas com ou sem vida. Ele afeta os outros ecossistemas que existem e também tem impacto direto na vida dos seres humanos.

Partindo desse conceito e tenho conhecimento que vivemos em um planeta onde o meio ambiente é fundamental, é nossa obrigação saber como cuidar dele desde a infância. Pensando nisso, a educação ambiental para crianças não só é importante como, também,assume um papel fundamental.

Tenha isso sempre em mente: as crianças precisam ser ensinadas a respeitar, valorizar e proteger tudo aquilo que faz parte do planeta Terra. Uma vez que crescemos com hábitos destrutivos e nocivos para o meio ambiente, dificilmente conseguiremos abrir mão depois.

A infância não é apenas uma fase tranquila para aprender a falar, ler e desenvolver novas habilidades. Ela pode ser útil para semear ideias sustentáveis. Pense bem, é nesse período que elas estão querendo descobrir o mundo e estão livres de qualquer preconceito.

Atualmente, oceanos e florestas vêm sendo degradadas e destruídas por atos nocivos de seres humanos. Espécies de animais extintas, águas poluídas, solo deteriorado. São problemas que, a longo prazo, pode acabar com a espécie humana.

Então fique atento! De nada adianta você falar e instruir e não dar o exemplo. A criança te enxerga como modelo a seguir. Então a mudança precisa começar por você.

De modo geral, é necessário que tudo o que for transmitir para a criança seja adotado, inicialmente, por você. Assim, o pequenino poderá imitar suas ações e se sentirá bem quando cumprí-las.

Pensando nisso. desenvolvemos um artigo para detalhar algumas ações que podem ser ensinadas para as crianças para, assim, ensiná-las sobre a melhor forma de cuidar do meio ambiente. Vamos nessa?

Ensine a realizar e construir um moinho de vento

É importante que a criança saiba os riscos e consequências de utilizar a energia elétrica. Entender os danos que o uso excessivo pode desencadear no meio ambiente.

Quando você exemplifica utilizando uma empresa de pigmentos para plásticos, por exemplo, fica mais fácil da criança entender o motivo pelo qual os empreendimentos estão mudando a forma de utilização de energia.

Então, uma ideia bem interessante de ensiná-la sobre energia alternativa é investir na construção de um moinho de vento. Fique tranquilo: é muito simples e totalmente didático de construir.

Ao ter essa experiência, é possível explicar às crianças como a água e o vento têm força e poder de ser desenvolver energia elétrica.

Você pode pegar uma cartolina simples, daquelas que vende em qualquer papelaria. Desenhe, então, duas linhas na diagonal que podem ser localizadas no centro do papel. Além disso, faça cinco furos com alfinete ou agulha, um em cada ponta do centro.

Com isso, corte sobre as linhas diagonais até quase chegar no centro do papel. Feito isso, é só dobrar os cantos até o centro e passe um alfinete através dos furos já feitos. Eles devem ficar unidos. Depois, é só colar em uma estrutura de vareta de madeira.

Ensine a reciclar materiais diversos

Bom, não existe a possibilidade de ensinar sobre educação ambiental para as crianças sem tocar no assunto reciclagem, não é mesmo? Isso porque esse tema é um dos mais importantes quando falamos de sustentabilidade.

Por esse motivo, deixe claro os materiais que precisam ser reciclados e seus devidos locais para que essa ação seja realizada. Na empresa de resina epóxi que você trabalha existem inúmeros materiais que são utilizados e que podem ser reciclados. Dê esse exemplo para seu filho.

Além disso, ensine as cores certas para que, sempre que precisar, destinar o lixo na lixeira correta. Lembre-se:

  • AZUL: papel;
  • VERMELHO: plástico;
  • VERDE: vidro;
  • AMARELO: metal;
  • LARANJA: resíduos perigosos;
  • ROXO: resíduos radioativos;
  • MARROM: resíduos orgânicos;
  • CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Ensine as consequências de jogar lixo em lugares errados

É muito evidente que produzimos uma quantidade muito elevada de lixo. Para ter uma noção, a quantidade de lixo produzido diariamente pelo homem é de aproximadamente 0,5-2,5 kg/hab/dia e se somarmos toda a produção mundial, os números ficam ainda mais absurdos. No Brasil  por exemplo, o lixo produzido chega ao total de 240 mil toneladas por dia.

Dito isso, é importante saber que somos grandes responsáveis pelos desastres naturais que acontecem, principalmente enchentes ocasionadas por bueiros entupidos. Pense que, para produzir grama sintética decorativa, por exemplo, a quantidade de lixo que é considerável. E essas empresas acabam se livrando de forma totalmente nociva.

Deixar claro para a criança que todos os atos têm consequências é o primeiro passo para elas entenderem que os lixos possuem um lugar bem definido para ser destinado. Dar exemplos de problemas que podem acontecer quando jogado do chão é necessário.

É aqui que você deve dar o exemplo e, sempre, destinar seus lixos em lugares corretos. Assim, a criança se sente inspirada e fará o mesmo. Deixe claro que, quando não há lixeiras próximas, o correto é guardar o lixo até que aviste uma.

Seja você a inspiração para a criança

Sabemos muito bem que as crianças se sentem inspiradas pelos os adultos que são próximos a elas. Então pense que tudo o que você fala ou faz tem impacto direto na formação daquele indivíduo enquanto pessoas na sociedade.

Nenhuma criança nasce com preconceitos e manias instaladas nela. Elas acabam adquirindo de exemplos que aparecem na vida dela. Então, se você jogar lixos na rua, realizar pescas esportivas, desmata florestas e não vê problema nisso, muito provavelmente seu filho crescerá achando isso normal e correto.

Então, seja você o primeiro a cumprir e seguir medidas sustentáveis de combate à destruição do meio ambiente. Assim, você estará motivando suas crianças a fazerem o mesmo.

Gostou do artigo? Agora você está pronto para ensinar às crianças sobre educação ambiental e, com isso, motivá-las a ter um pensamento sustentável e ecológico. Pense que o futuro do mundo está, mais que nunca, nas mãos de quem hoje consideramos crianças.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Um comentário em “Como inserir a educação do meio ambiente para crianças

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.