Meio ambiente e sustentabilidade: qual a relação?

O meio ambiente se trata de tudo que existe em nosso planeta. Já a sustentabilidade, das ações que fazemos para conservar o meio ambiente. Quer saber como tornar isso mais conhecido? Então leia esse post.

É comum sempre ouvirmos assuntos relacionados às maneiras de preservarmos o meio ambiente e também de sermos sustentáveis. Até mesmo para as empresas, as diferenças e semelhanças entre um e outro podem ser um pouco confusas.

No entanto, pela crescente onda de desastres que vem acontecendo em nosso planeta, cada vez mais pessoas estão preocupadas e conscientes sobre os acontecimentos e os hábitos necessários para ser sustentável e ajudar a natureza.

Entre essas pessoas, os brasileiros também estão cada vez mais preocupados. Em 2012, o assunto sobre sustentabilidade aparece em 6° lugar no ranking dos maiores problemas que a população enfrenta, com um índice de 13%.

E o conhecimento sobre esses problemas, ao longo dos anos, apenas deve aumentar. Por essa razão, nós decidimos elaborar esse post para fazer com que você entenda mais sobre o meio ambiente e sustentabilidade, além da relação entre esses dois termos.

Quer ficar por dentro de tudo e contribuir para a propagação desse assunto que está em foco entre milhares de pessoas e empresas? Então vem conosco!

O que é meio ambiente?

Basicamente, o meio ambiente se trata de tudo que existe na terra. Os seres vivos e não vivos e tudo que habita e se integra em nosso planeta é considerado como nosso meio ambiente. Além disso, o que os fatores físicos, biológicos, sociais influenciam nos seres vivos e não vivos também se relacionam com o meio ambiente.

No entanto, o que mais preocupa as pessoas não é o que significa, mas sim, que o meio ambiente não está da mesma forma que algumas eras atrás. Hoje em dia, nosso planeta tem menos verde e isso leva muitas pessoas e empresas a se questionarem sobre suas ações.

Junto com o meio ambiente, um dos assuntos mais discutidos são sobre a preservação e a conservação ambiental. Veja abaixo a diferença entre os dois termos:

  • Preservação ambiental: A preservação diz respeito à proteção do meio ambiente sem a intervenção humana. Quando deixamos uma floresta sobreviver sem nos envolvermos, estamos preservando o meio ambiente.
  • Conservação ambiental: Ao contrário da preservação ambiental, a conservação inclui as ações humanas que visam promover a sustentabilidade. Ou seja, mesmo com intervenção humana, com as estratégias de conservação, o ambiente continua sustentável.

O que é sustentabilidade?

Como pudemos entender na explicação acima, a sustentabilidade se trata das ações voltadas ao meio ambiente, com o intuito de mantê-lo conservado. Em outras palavras, a sustentabilidade se resume nos seres humanos continuarem a desfrutar de todos os benefícios do planejar, sem comprometê-lo ou colocá-lo em risco. Afinal de contas, as gerações futuras também precisam do nosso meio ambiente para sobreviver, não é mesmo?

Se uma empresa utiliza a madeira para fabricar domus para telhado, por exemplo, não a nada de errado se a mesma utilizar a matéria-prima, investindo também em ações sustentáveis para promover a conservação do meio ambiente. Com isso, você já deve ter percebido que o meio ambiente e a sustentabilidade andam de mão dadas!

O que fazer para tornar conhecido a sustentabilidade

Como preservar o meio ambiente está sendo cada vez mais difícil, devido ao aumento da população e o aumento de empresas e pessoas que utilizem as matérias primas, o caminho mais real que podemos seguir é investindo fortemente na sustentabilidade.

É ela que irá garantir a conservação do meio ambiente e ajudar a salvar o planeta. Além disso, a sustentabilidade também possui diversos benefícios, como o equilíbrio do efeito estufa, regularização do aquecimento global, calotas polares estáveis, e menor índice das mudanças climáticas, por exemplo.

Abaixo, veja o que você pode fazer para ser o contribuir com o meio ambiente e ser responsável por ajudar nosso planeta:

Eventos focados em sustentabilidade

Seja você pessoa ou empresa, os eventos são uma ótima forma de começar a propagar a importância da sustentabilidade. E esses eventos são mais fáceis de se aplicar do que imagina. Por exemplo:

Se você atua com circuito impresso, você pode realizar um evento para seu público mostrando qual o processo de fabricação do produto, e como você realiza as medidas necessárias para produzir sem agredir de forma brusca meio ambiente. Assim, você pode se tornar mais reconhecido e ainda promover a sustentabilidade! O que acha disso?

Conteúdos pela internet

Caso não seja possível de realizar um evento, você também pode propagar esse conhecimento pela internet! Hoje em dia, não faltam plataformas para você divulgar os assuntos de sustentabilidade e atrair os olhares dos leitores.

Se você trabalha com aluguel de compressor, por exemplo, é possível escrever conteúdos de sustentabilidade relacionados ao seu tipo de empresa e ao seu serviço. Tudo irá depender de quais formas você usa para ser sustentável e se destacar no mercado.

Mude os hábitos da casa ou empresa

A melhor forma de começar a ser sustentável é mudando os hábitos de onde você mais frequenta. Você pode adicionar lixeiras com um propósito reciclável, por exemplo, ou utilizar apenas recursos orgânicos como canetas, livros, entre outros.

Além disso, se você possui uma empresa, faça treinamentos e tenha princípios sustentáveis. Dessa forma você consegue influenciar outras pessoas a também adotarem hábitos sustentáveis!

Seja sustentável e ajude nosso planeta

Ao longo desse post, vimos que o meio ambiente e a sustentabilidade são assuntos totalmente ligados e que também precisam cada vez mais de foco entre as pessoas e empresas.

Enquanto o meio ambiente se relaciona com tudo que está presente no planeta terra, a sustentabilidade são métodos, ações e estratégias feitas para conservar o meio ambiente.

Além disso, fatores como fazer eventos focados em sustentabilidade, criar conteúdos pela internet e mudar os hábitos da casa ou empresa podem fazer com que a sustentabilidade chegue até mais pessoas.

Agora que você já sabe sobre o meio ambiente, sustentabilidade e a relação entre os dois conceitos, o que você acha de aplicar os diferentes hábitos sustentáveis para ajudar nosso planeta? O que achou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora e ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.