"Novo" formato para garrafa de refrigerante
Há pouco tempo um vídeo bem interessante da empresa Jonny Waker circulou na internet. Ele mostra a trajetória da empresa, desde sua criação e uma parte dela foi bem interessante. No século XIX o criador pensou em deixar as garrafas quadradas porque quando transportadas de navio perdia-se muitas no formato arredondado. Naquela época isto foi um feito, seriam várias embalagens de vidro que deixariam de quebrar, sendo assim gerariam ainda mais resíduos sólidos.
O designer Andrew Kim propôs um novo design, que agora não me parece tão novo assim, que no caso o senhor Jonny Waker em tempos difíceis já havia pensando, mas agora ao contrário de deliciosas garrafas whisky, agora são de refrigerante de plástico. Em vez do comum formato redondo, o desenho é quadrado para otimizar o uso do espaço no transporte e armazenamento do produto. O projeto prevê até uma forma que uma garrafa encaixe na outra verticalmente, para racionalizar o espaço. Quando vazia, a embalagem pode ser comprimida como uma sanfona, o que diminui seu tamanho em 66%. Abaixo, formato de sanfona e outras imagens:
Sendo assim… é a melhoria no uso do espaço em transporte e armazenamento, eu achei até mais bonitnha.
Fonte: PEGN / Dica: Caaaau
Adorei a ideia da garrafa mais o wesleyy não
Pingback: Mariana Malveira
Pingback: Gabriela V. Thobias
Pingback: Kenzo Sanematsu
Pingback: Rebeca Coelho
E qual o impacto para a natureza?Ela seria fácil de reciclar?Quais os aspectos positivos?bjcas
Pingback: André L S Oliveira
Monique, eu também fiquei um teeeempo pensando nisto, até pensei se seria viável postar ou não, mas í fui formulando…
Esta é uma embalagem capaz de ocupar menos espaço tanto na hora do transporte quanto na hora da reciclagem, pois ela pode ser .. sanfonada.
Na verdade, como muitos, é a empresa que ganha numa destas, mas talvez sem querer eles acabaram facilitando na hora da reciclagem rs
A ideia e esteticamente boa, financeiramente inviavel, e acho “em termos” ecologicamente incorreto. Pode ocupar menos espaço no transporte, assim diminuindo o gasto de combustivel. Mas como é uma estrutura com arestas e cantos, proporciona para a garrafa locais vuneraveis aos impactos ocasionais do transporte, possivelmente multiplicando a margem de perdas do produto.
E será que “sanfonar” não seria só uma maneira de “aparentar” menos lixo? A produção em massa para adaptar ao novo padrão de garrafas geraria milhares de toneladas de novo lixo.
Pingback: Mari Hessel
Pingback: Priscila Magalhães
Pingback: Revista LadoM
Olá, as garrafas de refrigerantes e bebidas gasosas tem um motivo para ser redondas,as paredes com cantos dificutam a circulação dos gases
Boa tarde gostaria de saber de saber se a garrafa sanfonada tem produção e se poderia ser um tamanho maior.
Grata,
Andiara
Seria interessante se a garrafa pet redonda fosse sanfonada, assim garrafas de 2 litros pet conforme fosse consumida a garrafa seria diminuída para não perde o gás quando estiver na metade.