O Google quer incentivar as pessoas a pedalar
Não é bemmmm assim como está no título, mas é bem parecido com isto… A gigante Google acaba de incluir rotas para bikes no seu Google Maps. Desde quinta-feira passada é possível encontrar ciclovias e rotas livres de declives ou obstáculos complicados para quem quer pedalar na Austrália e também na Europa.
A ferramenta funciona de forma semelhante a que é voltada para rotas de transporte público. A diferença está na possibilidade de localizar ciclovias, ciclofaixas, além de ruas e estradas mais amigáveis para os ciclistas, com caminhos suaves, curtos e tranquilos em cidades americanas, canadenses, australianas e europeias, mas a empresa espera expandir este serviço para vários outros países.
No blog do Google, o gerente de produtos Kai Hansen diz:
“Sabemos como a bicicleta é popular em várias partes do mundo e decidimos incluir esses dados. Eles ajudam o ciclista a encontrar rotas eficientes e a evitar ruas muito movimentadas ou montanhas. Essa personalização do Maps quer incentivar as pessoas a pedalar”.
Outro ponto interessante é a possibilidade dos próprios adeptos das bikes poderem atualizar as informações do Google Maps com novas rotas, por meio de um aplicativo chamado Map Maker.
É possível acessar o Google Maps Biking também em smartphones com sistema operacional Android.
—
Enfim, enquanto outros países já pode ser feita a inclusão de rotas de ciclovias em ferramentas da internet como esta, aqui no Brasil a gente pode contar nos dedos da mão quantas cidades tem uma ciclovia de respeito…
Cidades onde a declividade, temperatura e tempo ajudam e contribuem para uma pedalada tranquila e até como meio de transporte e não tem infraestrutura nenhuma e também nenhum apoio dos órgãos públicos responsáveis… É triste ter que reconhecer isto…
Fonte: Planeta Sustentável
Pingback: Google Maps Biking »