O Google quer incentivar as pessoas a pedalar

Não é bemmmm assim como está no título, mas é bem parecido com isto… A gigante Google acaba de incluir rotas para bikes no seu Google Maps. Desde quinta-feira passada é possível encontrar ciclovias e rotas livres de declives ou obstáculos complicados para quem quer pedalar na Austrália e também na Europa.

A ferramenta funciona de forma semelhante a que é voltada para rotas de transporte público. A diferença está na possibilidade de localizar ciclovias, ciclofaixas, além de ruas e estradas mais amigáveis para os ciclistas, com caminhos suaves, curtos e tranquilos em cidades americanas, canadenses, australianas e europeias, mas a empresa espera expandir este serviço para vários outros países.

No blog do Google, o gerente de produtos Kai Hansen diz:

“Sabemos como a bicicleta é popular em várias partes do mundo e decidimos incluir esses dados. Eles ajudam o ciclista a encontrar rotas eficientes e a evitar ruas muito movimentadas ou montanhas. Essa personalização do Maps quer incentivar as pessoas a pedalar”.

Outro ponto interessante é a possibilidade dos próprios adeptos das bikes poderem atualizar as informações do Google Maps com novas rotas, por meio de um aplicativo chamado Map Maker.

É possível acessar o Google Maps Biking também em smartphones com sistema operacional Android.

Enfim, enquanto outros países já pode ser feita a inclusão de rotas de ciclovias em ferramentas da internet como esta, aqui no Brasil a gente pode contar nos dedos da mão quantas cidades tem uma ciclovia de respeito…

Cidades onde a declividade, temperatura e tempo ajudam e contribuem para uma pedalada tranquila e até como meio de transporte e não tem infraestrutura nenhuma e também nenhum apoio dos órgãos públicos responsáveis… É triste ter que reconhecer isto…

Fonte: Planeta Sustentável 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “O Google quer incentivar as pessoas a pedalar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.