Universo Bem Me Quer

De 20 a 24 de Julho estive em São José do Rio Preto, cidade localizada ao Noroeste paulista, estando a 452 km de São Paulo e a 600 km de Brasília, uma das cidades brasileiras que conta com melhor qualidade de vida no 15º Rio Preto Country Bulls evento que contou com o melhor campeonato de montarias em touros do Brasil a PBR (Profissional Bull Riders) e esse não foi o único atrativo da festa conheci o trabalho do Universo Bem Me Quer, que atua na educação ambiental destacando a importância da reciclagem e descarte correto do lixo.

O projeto conscientiza o público presente em festas de todo Brasil através da Comitiva Consciente, que explica ainda quanto tempo determinados materiais descartados incorretamente levam para se decompor. Além disso, instrui o publico a inteligência dos quatro erres: Repensar, Reutilizar, Reciclar, e Reduzir.

Pela primeira vez em São José do Rio Preto, o Universo Bem Me Quer, realiza uma parceria com a Cooperlagos, cooperativa de catadores de lixo, e a organização da festa; Paulo Emílio. O projeto abastece o evento com 15 cooperados que durante toda a noite faz a coleta seletiva e a triagem do espaço. Os catadores recebem um atendimento prioritário pelo Universo Bem Me Quer com água, alimentação, cuidada de saúde e higiene, além de um espaço reservado para o descanso e refeições.

O Universo Bem Me Quer, além do trabalho feito com as cooperativas locais e prestando um serviço de assessoria para o gerenciamento de resíduos recicláveis conscientiza o público presente, através de ações de divulgação com o Mascote Bem Me Quer e educação ambiental por cartilhas e ações na arena envolvendo competidores, locutores e, claro, os presentes durante as competições. Está a quatros anos em ativação e já contabiliza grandes resultados: Já são mais de 250 toneladas de material reciclado e destinado de forma correta, mais de 400 catadores de lixo transformado em agentes ambientais e centenas de milhares de pessoas que interagem e integram este Universo.


Durante o Rio Preto Country Bulls foram mais de uma tonelada de lixo com destino correto, um projeto que vale a pena ser divulgado e levado a todo o mundo.

Fonte: www.universobemmequer.com.br

Se você gosta ou tem curiosidade sobre o mundo dos rodeios,acesse o site www.eugeniojose.com.br

Fernanda Alves

Técnica Ambiental

Um comentário em “Universo Bem Me Quer

  • 27 de julho de 2011 em 17:35
    Permalink

    Tive a oportunidade de ver a atuação do Universo Bem Me Quer na Expoagro Guaxupé e eles estão fazendo a diferença na área da educação ambiental. Fico feliz em ver que você divulga esse trabalho tão importante e necessário para todos nós.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.