Os níveis de serotonina faz a diferença

A Serotonina é um composto orgânico amplamente encontrado em toda natureza.

Ela foi encontrada em picadas de vespa, no veneno do escorpião e em uma variedade de alimentos, tais como abacaxi, banana ameixas, nozes, peru, presunto, leite e queijo.

Veja abaixo os dois gafanhotos do deserto. O verde tem um comportamento solitário e sente aversão por outros indivíduos da mesma espécie. Já o gafanhoto escuro é gregário, ou seja, forma bandos de até milhões de indivíduos, que são responsáveis pela devastação de plantações (SBPC).

Gafanhoto do deserto verde
Gafanhoto do deserto preto

O fato impressionante é que ambos são a mesma espécie de gafanhotos! O indivíduo verde se transforma na forma escura! E, entre um e outro há um aumento dos níveis de serotonina.

Os gregários possuem, em média, três vezes mais serotonina do que os verdes (SBPC).

Como são aumentados os níveis nos gafanhotos?

Gafanhotos adotam um comportamento de enxame com base em dois sinais: quando vêem ou sentem o odor de outros gafanhotos por um longo período ou quando suas patas traseiras são constantemente empurradas (Notícias Terra).

Serotonina nossa de cada dia.

No organismo humano a Serotonina desempenha função de neurotransmissor no cérebro. Sua falta produz sentimentos de irritabilidade e menos valia, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais (Psiqweb).

Os níveis de serotonina determinam se a pessoa está deprimida, propensa à violência, irritada, impulsiva ou gulosa. Ela influi sobre quase todas as funções cerebrais e, embora haja centenas de outros neurotransmissores, é considerada um dos mais importantes. Anormalidades em seu metabolismo têm sido relacionadas a condições neuropsíquicas bastante sérias, tais como o Mal de Parkinson, distonia neuromuscular, Mal de Huntington, tremor familiar, síndrome das pernas inquietas, problemas com o sono, etc (Psiqweb).

Como aumentar os níveis de serotonina no organismo humano?

Sobre possíveis tratamentos, alguns pesquisadores afirmam que o aumento dos precursores naturais da serotonina pode elevar seus níveis e aliviar a depressão, dor e o desejo por carboidratos. Nesse sentido, utilize alimentos ricos em triptofano na dieta, pois este é um precursor NATURAL da serotonina. Entre tais alimentos se podem destacar: o leite e seus derivados , a carne de peru; requeijão; carne; peixe; banana; tâmara; amendoim e todos os alimentos ricos em proteínas (Psiqweb).

Especulo que, se nos gafanhotos as interações sociais aumentam os níveis de serotonina, o estabelecimento de convivências sociais colaborativas poderá fazer isso por nós, também. Em outras palavras, o exercício do amor ao próximo através da bondade e da solidariedade traz felicidade.

Fonte: Blogpaedia

Teste de RT no Twitter desta matéria.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

13 comentários em “Os níveis de serotonina faz a diferença

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:ligia ciotti

  • Pingback:Douglas Barbosa

  • 21 de agosto de 2009 em 14:22
    Permalink

    Só faltou o seu avatar pra demonstrar como identificar alguém com elevado nível de serotonina querida!

    Grande beijo!

  • 1 de setembro de 2009 em 17:30
    Permalink

    nas festinhas de musica eletronica
    a galera não é grilo, + esbanjam serotonina.
    (6)
    hausas

  • 5 de setembro de 2009 em 12:45
    Permalink

    Parabens pelos seus ensinamentos, que tiram muitas dúvidas do que poderemos fazer para melhorarmos nosso desenvolvimento do corpo em geral!

    Parabén e um abraço cordial!

    João

  • Pingback:CristineM

  • 18 de fevereiro de 2010 em 11:58
    Permalink

    É… EU SOFRO DE DEPRESSÃO E ÀS VEZES SÓ ME APETECE MORRER. PORQUÊ EU TENHO DEPRESSÃO? PORQUÊ EU?

  • 18 de fevereiro de 2010 em 12:03
    Permalink

    A DEPRESSÃO É ALGO MUITO PESADO E QUEM TEM TEM UM PESO MUITO GRANDE NESSA VIDA. EU TENHO ISSO E PASSO MAUS BOCADOS! QUE SINA. SOU ANTI SOCIAL CHEIA DE PARANÓIAS…A MAIOR PARTE DAS VEZES INSATISFEITA É UMA MERDA ISTO. QUEM TEM FORÇA AÍ TÁ

  • 5 de outubro de 2010 em 13:18
    Permalink

    Meu Deus…me ajude a ter forças pra sair dessa depressao, dessa tristeza, dessa falta de animo…to me desprezando…nao to me valorizando…isso é muito cruel..Paula…as vezes tambem nao tenho bons pensamentos e ainda me sinto inutil, burra, complexada, etc

  • 31 de março de 2011 em 14:52
    Permalink

    Ja tive depressao ha anos atras,mas as vezes ela quer me pegar,tenho tristeza,sem vontade de fazer as coisas,maus pensamentos,ai para me controlas todo Olcadil,fale c/seu medico ele eh tarja preta mas resolve tira toda tristeza,mas coloque tambem sua pratica espiritual, Deus nos ajuda a superar, e encontrei este remedio que as vezes apenas a metade resolve nao tomo todos os dias.e fica tudo otimo.Pois quando os problemas sao fortes precisamos recorrer, mas temos q.ter equilibrio.espero ter ajudado, ele tem generico.

  • 31 de março de 2011 em 14:54
    Permalink

    Olcadil, ou generico que eh CLOXAZOLAN tiram a tristeza ..da depressao. 1mg

  • 16 de maio de 2011 em 11:41
    Permalink

    Amigas Paula,Drika e Rosemeri.
    Sei q a depressão eh terrivel,mais não deixe q ela se apodere de seu corpo e alma.A depressão e a falta de confiança,acreditar se amar a si mesma(o)muitas vezes pensar q para sobreviver precisa de outra pessoa,respirar o ar q elas respiram.PELO AMOR DE DEUS PARA COM ISSO.se abra pra vida,isso e falta de agradecer a DEUS A VIDA todos os dias,olhar pro sol e sentir aquela energia de luz q ele nos dar de presente.Depressão e uma coisas da falta de luz,obs as pessoas doentes,q gostariam de ter o privilegio de poder andar,ver,tem pessoas q não tem o direito de viver,pq ao nascer já morrem.Portanto sorria,se não sabe aprenda,dançe,faça artezanato sai dessa vida tão sem sabor,tenha atitude.corajem queira ser feliz,pq a felicideade EXISTE. AME A QUEM LHE AMA.seja marido,namorado,amigos. procure esta junto de quem gosta de voce e o resto q se dane. abraçe DEUS ELE EH A VERDADE. E VIVA BEM MUITO BEM PQ A VIDA E BELA.
    EU SOU MUITO FELIZ APRENDI SOZINHA E NÃO PERMITO Q NADA DE RUIM ME ACONTEÇA,NÃO PERMITO Q AS PESSOAS ME DOMINEM EU ME AMO MUITO. PORTANTO SE AME TMB. UMM BJO GRANDE SEJAM FELIZES,GOSTARIA MUITO DE CONHECE-LAS EU MORO EM NATAL A CIDADE DO SOL. UM BJO BEM GRANDE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.