Parabéns planeta Terra!

Lendo meus FEEDs ví a matéria no Blog da Monique que já anunciava o Dia da Terra, que foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado hoje (22 de abril) e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

image » Veja fotos da Terra

Apenas doze homens – aqueles que viajaram em missões à Lua – tiveram a oportunidade de visualizar a Terra por inteiro, já que a maioria dos vôos espaciais ficou em uma órbita mais baixa, onde apenas uma parte do planeta pode ser vista.

Os primeiros a enxergar a Terra de longe foram os astronautas da missão Apollo 8, em 1968. "Nós fomos explorar a Lua, mas a coisa mais importante que descobrimos foi a Terra", disse o astronauta Bill Anders em um documentário.

Grande parte dos 510,3 milhões de m² do planeta Terra está sendo destruída por nós, as florestas estão cada vez mais desmatadas, os rios mais poluídos, o ar mais carregado, o céu mais acinzentado.

Para amenizar o quadro desolador, existem ONGs, empresas e outras iniciativas públicas e privadas preocupadas em fazer o mínimo que seja para que a Terra saia desta situação. Hoje, há uma estimativa de que 500 milhões de cidadãos em 85 países fazem algo especial pelo ambiente no dia 22 de abril.

Aproveite esta data para colaborar. Economize energia, evite desperdícios e poluição. Cuide do lixo que você produz. Fontes: Terra, Ambiente Brasil e Blog Mirabolantes.

E mais…

google

No site do Google pode ser visto esta imagem em homenagem ao Dia Mundial da Terra, ao clicar na imagem é direcionado a links relacionados ao Earth Day! Clique na imagem aqui e confira! 

Engenheira Daiane Santana.

___________

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

5 comentários em “Parabéns planeta Terra!

  • 22 de abril de 2009 em 4:26
    Permalink

    Ótimo Post Daiane, e bem lembrado. Parabéns para nosso Planeta, que esse dia reforce as pessoas a conscientizar a importância de economizar energia, não jogar lixo nas ruas e outras ações para evitar a degradação de nosso planeta. Estou acompanhando seu blog pelo GReader, só entro as vezes quando for comentar =)

  • 22 de abril de 2009 em 7:17
    Permalink

    Legal,Daiane……..tomara que cada vez mais estes nossos apelos sejam atendidos……é tão bom cuidar do nosso Planeta…..deveria ser uma ação gostosa p/ tds…….os nossos governantes deveriam ser os primeiros a dar os bons exemplos…….Ontem e hj no Globo,uma reportagem fala sobre o Caos Climático…….é muito triste lermos estes fenômenos que poderiam ter sido evitados…..Obrigada pela menção à postagem no Mimirabolantes e agradeço tbm,a explicação sobre o chorume…..estava morrendo de medo….bjcas….

  • 22 de abril de 2009 em 8:30
    Permalink

    Cuidar do nosso planeta devia ser uma preocupação constante e fazer parte da nossa higiene! Lindo post! um beijo,chica

  • 22 de abril de 2009 em 12:08
    Permalink

    Caraca Daiane…muito bom!

    Seu trabalho esta de parabéns, você nos trouxe informações importantíssimas, que trarão mais clareza na hora de fazer uma pequena ação que resultará em grande coisa para nossa casa, que é o planeta.
    Muito massa o seu blog, gostei mesmo, gostaria de fazer uma parceria de link com você, faça uma visita ao meu blog e vê se te interessa, ai poderemos trocar links!
    Espero que possamos ser futuros parceiros.
    Continue o bom trabalho!
    BjOosS2

  • 22 de abril de 2009 em 20:58
    Permalink

    Ótimas informações. Como proteger sem conhecer, não é?

    Ah, olha só, eu vi o link do VivoVerde lá no Tironas, de quem também sou parceiro. Sou co-autor do blog http://www.osamorais.com.br e queria saber se aceitas se nossa parceira. Abordamos asunto diversos, inclusive questões ambientais.

    Ravick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.