#ParceriaUJ – EMBRAPA traz alternativa de uso para o bagaço da uva

Foto: Google Imagens
Foto: Google Imagens

Olha só que iniciativa maravilhosa de inovação e aproveitamento do alimento. A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolveu um insumo muito nutritivo a partir do bagaço de uva, que normalmente é jogado fora depois que se produz o vinho. Esse insumo é um extrato que pode ser usado pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

O extrato pode ser utilizado em barras de cereais, bebidas e em farinhas, pois é rico em fibras e proteínas. Pode também ser adicionado a óleos ou cremes para combater o envelhecimento da pele.

O aproveitamento do bagaço da uva também é uma forma de preservar o meio ambiente, pois o bagaço contamina o solo e a água.

Apesar dos benefícios, ainda não existe parceria concreta com a iniciativa privada para a produção do extrato. Vamos torcer para que esta inovação chegue logo ao mercado.

Se preferir, ouça aqui.

Matéria em parceria com o Universo Jatobá.

Logo Universo Jatobá - Parceria

Matéria em parceria com o portal Universo Jatobá.
Matéria em parceria com o portal Universo Jatobá.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.