Por que andar de bicicleta???
Temos as opções de transporte público (ônibus), táxi, carona dos amigos e vários outros meios de transporte, como os carros e as motocicletas. Já ando de bicicleta há vários anos (quase 20) e considero que é uma “quase escolha”, digo “quase” por causa financeira e também porque acho muito mais seguro eu pilotando uma bicicleta do que um carro (:x). Outro motivo que escolhi andar de bicicleta é pelo fato de que o sistema de transporte público (ônibus) aqui em minha cidade (Palmas/TO) ainda é falho, principalmente para viagens de média distância ou curtas. Hoje se fala em 3 km uma boa distância para se locomover de bicicleta, o que eu acho viável.
Alguns amigos começaram a se mobilizar para fazer alguns percursos de bicicleta, no caso deles é para condicionamento físico, conversando ontem com a Vanessa Durante, que está pedalando há 3 semanas com seu namorado, ela relata que, “eu me sinto muito mais disposta, mais calma, menos estressada. Estava sentindo bastante dor no corpo, diariamente e tem ajudado muito nisto também, sem falar no vento pegando no rosto, que dá uma sensação muito boa!“. Ela pedala durante a noite, onde o trânsito em Palmas/TO é bem mais tranquilo do que durante o dia. Perguntei para ela sobre a infraestrutura da cidade. Ela completa: “é a única parte ruim, não tem ciclovia e as que tem foram mal feitas, por exemplo, não tem como sair e entrar dela, as ruas são escuras e muito esburacadas, tem que melhorar muito“.
Concordo em boa parte do que foi dito, principalmente das ciclovias, são poucas as áreas que tem, e boa parte delas não foi construída de maneira correta. Mas conversando com o Luan Ribeiro que à acompanha, vimos que é de fato viável que se construa ciclovias em toda a cidade, principalmente nas avenidas, no qual são todas de mão dupla, o que nos falta mesmo são investimentos e também pessoas que tem o poder de fazer isto realidade e não faz. O transito da cidade não foi feito para as bicicletas, o que inviabiliza ou pelo menos dificulta muito este transporte alternativo, até mesmo por causa da falta de educação da muitos condutores de automóveis e motocicletas.
Costumo falar com outras pessoas que escolheram andar de bicicleta, e motivo de pedalar, para mim é claro, ando como meio de transporte, vou para o trabalho, para o supermercado e a padaria, já Luan e Vanessas escolheram pedalar para ajudar no condicionamento físico, outras pessoas escolhem andar por diversão apenas, outras por esporte, mas acho que o que vale mesmo é… Pedalar!
E você, pedala?
Poque você pedala?
Como é a rotina de sua cidade?
Tem algum projeto legal para esta prática?
Comenta aí, caso o projeto seja bem, bem legal, encaminhe o release para contato@vivoverde.com.br que será bem legal apresentar aqui para outras pessoas que queiram conhecer e quem sabe até colocar em prática em suas cidades.
E eu, agora vou para o trabalho (pedalando, claro rs) .o/
Acho que o motivo deu andar de bicicleta ainda é a paisagem. Não sei se vocês (do blog e outros leitores) lembram do Atari, tinha um jogo de corrida que no fundo tinha uma montanha com gelo em cima e por mais que sorríamos, nunca chegaríamos até as montanhas. Aqui onde moro a cidade tem muitos morros não tão antos, mas tem e isso já é o primeiro passo pra fazer muita gente desistir. Pra mim uma das coisas legais é andar de bike pra ver o por do sol nas montanhas e claro, tentar chegar até uma delas. Confesso que a que meis almejo, cheguei perto mas não desejei ir. Acho que tem um momento pra isso.
Minha cidade não tem NENHUMA ciclovia, nem um parque legal pra andar =(
Aqui em São Paulo fica cada dia mais tensa a relação de bicicleta com ônibus ou carros.
Mas com relação a esses acidentes a verdade é que quem sofre são tantos os ciclistas quanto os pedestres, o governo precisa fazer campanhas fortes com esses motoristas para mudar a visão que as ruas são deles exclusivamente.
Eu também acredito em campanhas mais rígidas, para tentar conscientizar os motoristas, é ridículo a ignorância de muitos ao volante! =/