Qual sacola usar?

Olá pessoal, carnaval já se foi e como alguns dizem, agora o ano se inicia realmente, então vamos lá. Para o poste de hoje recebi a ajuda da Izabel que mandou uma sugestão na Comunidade do Orkut do Vivo Verde, e ela diz:

Oi! poste matéria sobre a importância de não usar sacolas plásticas e sim, outras alternativas como a oxibiodegradável, retornáveis, sobre a reciclagem(pillhas,embalagens tetra park…) temperatura de decomposição do lixo…

Pois bem Izabel, creio que alguns destes quero ter uma atenção especial depois, mas gostei da parte das sacolas, que já é até um assunto bem conhecido pelo Vivo Verde.

As sacolas de material oxibiodegradável, tem o seu diferencial das sacolas plásticas normais por uma questão simples, elas se decompõe mais rápido, “a aparência é a mesma com a diferença que ela leva cerca de 18 meses para virar pó…” e as sacolinhas de plástico que encontramos nos supermercados, padarias, lojas etc, levam aproximadamente 500 anos para se decompor, um tempo considerável para o acúmulo deste resíduo sólido que vem só denigrindo cada vez mais o meio. Além desta iniciatíva, ainda tem a do uso de sacolas retornáveis, que se encaixa completamente no carrinho de supermercado e ainda ajuda a organizar as compras. Vai uma dica para quem quiser comprar sacolas retornáveis (clique aqui).

Eu, particularmente adoraria que voltasse o hábito do uso das sacolas de papel, (saco de pão) sempre vou a padaria e faço isto, o papel tem seu tempo de decomposição menor e não vejo nenhum problema em usa-las, para ser sincera creio que o pão conserva-se quentinho por mais tempo… fica aqui minha dica.

Lembrando que no poste abaixo tem mais um relato do Vivoverde Pergunta. Confira e particupe você tambem!

Daiane Santana
_____________

  • Pessoal vote no TOP30 aí do lado!
  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

3 comentários em “Qual sacola usar?

  • 2 de março de 2009 em 11:11
    Permalink

    Alguns lugares tem o pacote de papel! Mas colocam numa sacola de plástico!!

    Tem SELO pra você no meu blog! Boa semana!

  • 3 de março de 2009 em 3:41
    Permalink

    é….. hoje ví isto lá na padoca … eu peguei apenas o saco de papel …. mas um indivídio que saoi do meu lçado … sdaiu de sacola e saco de pão

    hunf ninguem merece/

    acho que a pessoa também tem que ter a conciência de falar para a balconista que não é necessátio o saco de plástico ..

    mas vamo que vamo ^^

    :d

  • 7 de março de 2009 em 20:27
    Permalink

    A sacola de papel é extremamente prejudicial ao planeta, porque usa recursos naturais cada vez mais escassos – água e terra fértil – além dos produtos químicos para transformar a madeira em sacola de papel que depois será utilizada somente por alguns minutos e depois jogada no lixo.

    O melhor mesmo é utilizar sua boa e velha sacola retornável, que pode ser feita de jeans usado, chita, do que você quiser, inclusive de crochê feito com tiras de sacolas de plástico eterno.

    No site da FUNVERDE – http://www.funverde.org.br – tem como fazer sacola retornável de crochet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.