Reaproveite o óleo

toposabal

Para quem faz comida em casa, é inevitável não acumular litros e litros de óleo usado, é uma batata, pastelzinho, banana entre outras coisas fritas que acabam deixando que sobre uma boa quantidade de óleo que não dá mais para reutilizar na culinária. Mas, eu vou ajudar vocês a reaproveitá-lo de uma forma bem fácil.

Confesso que nunca fiz, porque minha mãe quem faz e ela trás para mim, e aproveitando sua estadia aqui em minha casa, pedi que me contasse como se faz, para compartilhar aqui com vocês. É o sabão de álcool, veja abaixo:

oleo

INGREDIENTES

4  litros de manteiga de gado

2 litros de óleo

5 litros de álcool

1 kg de soda SOL

5 litros de água (morna)

MODO FAZER

Coloque a manteiga, o óleo e o álcool, dissolva a soda na água morna, em duas partes (500g) da soda e coloque na bacia (plástico) e mexa (com pá de madeira grande) até dar o ponto.

Uma dica deste ponto, ao levantar a pá de madeira, o líquido misturado, vai se  tornar pastoso quando derramado. Deixe o sabão na bacia de um dia para o outro para que ele esfrie. No dia seguinte é só recortar em cubos.

sabaocubos

Mas,  CUIDADO!!

Tenha muito cuidado com o álcool, não pode ser em lugar que tenha vento, pois pode ser que pegue fogo, o sabão esquenta MUITO então tem que ficar atento nestes detalhes.

E aí, gostou? Se for tentar fazê-lo, deixe um comentário aqui relatando como foi e qualquer dúvida, pode perguntar que respondo aqui mesmo.

@cesar_leao @VivoVerde só coloca um adendo na receita de que deve ser adicionada a soda na água, obrigatoriamente assim!!! (cont..)

@cesar_leao @VivoVerde o inverso causa um superaquecimento da água e pode causar queimaduras com a solução!!!

Tenha muito cuidado com o álcool, não pode ser em lugar que tenha vento, pois pode ser que pegue fogo, o sabão esquenta MUITO então tem que ficar atento nestes detalhes.

E aí, gostou? Se for tentar fazê-lo, deixe um comentário aqui relatando como foi e qualquer dúvida, pode perguntar que respondo aqui mesmo.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

3 comentários em “Reaproveite o óleo

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:Rafael Ramalho

  • 19 de setembro de 2009 em 12:48
    Permalink

    Minha vó sempre fez sabões e detergentes utilizando óleo de cozinha, e recentemente aprendi a fazer o segundo, pra reutilizar aquele monte de óleo sujo que eu acumulava no fundo de casa. Aí vai a receita do detergente:

    2 litros de Álcool (de Posto de Gasolina) —
    1/2 kg de soda cáustica;
    3 litros de óleo de cozinha (já usado);
    20 litros de água;
    1 copo (250 ml) de açúcar.

    Preparo:

    1. Misture o óleo frio, o álcool e a soda cáustica. Mexer e deixar descansar durante 4 horas.

    2. Depois, despejar a água fervendo aos poucos e sempre mexendo.

    3. Em seguida, coloque o açúcar e deixe descansar.

    Uma outra forma de fazer o detergente tb é adicionar 2 colheres de amoníaco na receita lá de cima, dissolvidos na água, depois que a mistura estiver ficando homogênea … Ele vai ficar molão, mas é muito prático pra lavar roupa na máquina =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.