Tocantins, terra sem lei e agora sem licenciamento ambiental! Que beleza!!!

A semana passada foi marcada por uma notícia que já “assombrava” às pessoas que trabalham com a área ambiental, em particular com os licenciamentos ambientais em meu Estado, o Tocantins. Mas sabe aquele tipo de notícia que você fica sabendo e que de tão absurdo você não dá moral? O problema é que aqui temos vários casos assim (diga-se de passagem aquele episódio do safari aqui no TO), e que de uma hora para a outra o que parecia ser ridículo, aparece como verdadeiro! É bom viver com emoções, mas não da forma que meu TO faz, não é?

Mata nativa no Cerrado do Tocantins. Foto: Cleide Veloso Semades

Para vocês entenderem, simplesmente não é mais necessário o pedido de licenciamento ambiental para empreendimentos  classificados como atividades agrossilvipastoris. E para a surpresa de todos, isto foi aprovado na surdina \o/ ¬¬ Para que você tenha mais informações, a jornalista Leilane Marinho escreveu uma matéria ótima no ((o))Eco e que explica bem tudo isto: Tocantins derruba licenciamento ambiental no campo

 

Uma maneira de intervir é acionando o Ministério Público, já vieram falar comigo, mas ainda não sabemos como fazer isto “decolar”, mas vamos tentar!

Este TO em relação à política me envergonha muito e agora passou dos limites! O pior é pensar que um dia votei neste senhor (Stalin Bucar).

Mas eu ainda espero que o Sindicato e o CREA (que pago anualmente), faça alguma coisa pela classe dos Eng. Ambientais e as outras profissões que tem trabalho interdisciplinar em vários projetos ambientais para o Licenciamento Ambiental. E até mesmo o NATURATINS, que já trabalhei e não acredito que isto está acontecendo.

E você, o que achou disto tudo? O que acha que vai mudar? Como podemos proteger nosso cerrado com tais ações? Como promover projetos de incentivo a preservação da fauna e flora, vendo os ruralistas abrirem as pernas assim? Complicado viu!! Além disto há a classe dos profissionais da área ambiental, que acabam ficando com as mãos atadas, afinal agora, é só preencher cadastros, complicado também é pensar em estudar 5 anos para… preencher  cadastros… Afff!

Obrigada representantes do meu Tocantins (que amo de coração) por me envergonhar mais uma vez…

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “Tocantins, terra sem lei e agora sem licenciamento ambiental! Que beleza!!!

  • 15 de junho de 2013 em 17:02
    Permalink

    esse é um tipo de notícia que a gente gostaria que fosse mentira. é difícil de acreditar em algo assim … lamentável !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.