Que tal, uma carona em um táxi feito de bambu?
Na busca por um veículo de baixo custo, eficiente no uso de combustível e ambientalmente correto, o prefeito de uma cidade nas Filipinas parece ter encontrado o candidato ideal. Rustico Balderian, da localidade de Tabontabon, projetou dois tipos de táxis feitos com bambu e movidos a biodiesel de coco.
Balderian criou esses ecotáxis como uma alternativa à dominante e perigosa forma de transporte em Tabontabon: a motocicleta. Na cidade, é comum que cinco ou seis pessoas se espremam sobre uma única moto, aumentando as chances de acidentes. Os veículos criados pelo prefeito, além do benefício ambiental, oferecem uma alternativa barata de transporte. Veja fotos abaixo:
O bambu é um material renovável, que não precisa sofrer um processamento complexo antes de ser utilizado e, além disso, tem resistência tão boa quanto a do aço.
Os dois táxis são chamados de Eco 1 e Eco 2. O Eco 1 pode transportar até 20 pessoas sentadas, e roda por cerca de 80 horas com apenas um galão de biodiesel (o equivalente a 3,78 litros), segundo informações das autoridades filipinas. O Eco 2 é menor: comporta oito pessoas. Ambos os veículos são construídos por adolescentes da cidade. Noventa por cento do ecotáxi é feito de bambu a exceção é o teto, coberto por uma esteira de tecido.
Fonte: Globo Rural, via @paty_cottica
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Arthur Alves
muito legal essa idéia!
Gostaria que no Brasil surgissem opções mais ecológicas, além da simples substituição do tipo de combustível.
Precisamos de moteres mais eficientes capazes de fazer 30 Km por litro. Sonho meu 😉
Pingback: Gladis Franck
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Amanda Ishioka