Vivo oferece ao consumidor escolhas mais sustentáveis
Com um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com o planeta, cresce também a preocupação das empresas em oferecer opções de serviços e produtos cada vez mais sustentáveis. Como marca líder em seu setor, a Vivo tem protagonizado iniciativas que levam aos clientes a opção pelo consumo responsável. A empresa é a primeira operadora do Brasil a lançar uma loja no conceito de inovação sustentável e a trazer para o Brasil o selo Ecorating, que classifica os smartphones considerando critérios socioambientais, desde a produção até a destinação final do aparelho, facilitando a decisão de compra pelo consumidor.
Instalada no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, a loja LEED da Vivo tem consumo de energia 28% menor, utiliza mobiliário com certificação ambiental, é paper less , ou sem papel e não utiliza copos plásticos. A loja de 167m² atende mais de 80 pontos nas nove categorias da certificação ambiental e acaba de receber o selo LEED Platinum, o mais elevado da avaliação.
“Queremos que o consumidor tenha uma experiência cada vez mais sustentável dentro das lojas e ao consumir produtos e serviços da Vivo, pois entendemos que essa atitude também é parte do nosso papel na sociedade”, revela a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.
A Vivo também foi pioneira em trazer para o Brasil o selo EcoRating, que classifica com uma nota de 0 a 5 o impacto ambiental dos smartphones considerando mais de 100 critérios socioambientais. A avaliação, desenvolvida pela ONG Forum for The Future, do Reino Unido, disponibiliza aos clientes uma opção de compra mais sustentável. Atualmente, a Vivo possui mais de 130 modelos de aparelho com o selo EcoRating em seu portfólio.
A empresa também oferece produtos sustentáveis no segmento de acessórios, que vão desde capinhas biodegradáveis para smartphones, feitas a partir de resíduos de materiais naturais como cascas de cebola e cenoura, serragem, aveia e terra, que se decompõem na natureza em até 1 ano após o descarte, até soluções inteligentes que auxiliam no consumo de energia elétrica, como plugues e adaptadores de tomada inteligentes, smart lâmpadas wi-fi, controle remoto smart. Eles permitem que o cliente acione ou desligue os equipamentos de sua casa de qualquer lugar, via aplicativo instalado no smartphone.
Em todas as suas lojas, a Vivo oferece aos clientes a opção de não utilizar papel. Com a Venda Sustentável, os contratos são assinados de forma digital por meio de tablets. Os clientes podem acessá-lo a qualquer instante pelo app Meu Vivo ou ainda recebê-lo por e-mail. Da mesma forma, a Vivo incentiva que o cliente opte por receber sua fatura na opção Conta Digital, o que reduz drasticamente o consumo de papel e ainda pode resultar em bônus de internet no celular dos clientes. E para quem quer dar aos eletrônicos sem uso uma destinação adequada, a operadora mantém o programa Recicle com a Vivo, com pontos de coleta nas lojas Vivo de todo o Brasil. A empresa se encarrega de dar aos equipamentos a destinação adequada para que sejam reciclados e possam voltar à cadeia produtiva sem prejuízo ao meio ambiente.