Saco é um saco!

toposacosaco

Ontem (15/10) alguns eventos se consciliaram, foi o caso do Blog Action Day (aqui e aqui)e o Dia do Consumidor Consiente que propõe um desafio: — Um dia sem sacola plástica — do Ministério do Meio Ambiente (MMA), acho que já pronuncie aqui mesmo no VivoVerde que eu acho que estas campanhas devem ser relembradas TODOS os dias, mas o fato de te-las já é um grande ganho para a humanidade (sim, eu fui filosófica agora).

Mas a exemplo do que aconteceu no Dia Sem Carro, a ideia da ação é despertar a consciência ambiental nos consumidores e incentivá-los a recusar as sacolas plásticas em suas compras nesta data (ontem), adotando uma sacola retornável ou outra alternativel. A ideia da ação é despertar a consciência ambiental nos consumidores e incentivá-los a recusar as sacolas plásticas em suas compras nesta data, adotando uma sacola retornável ou outra alternativa, que já foi aderida pela rede de supermercados Carrefour do Rio de Janeiro. Eu já promovi algumas promoções aqui no blog para ajudar as pessoas a aderirem a ação e pretendo que novas apareção.

banner

Em 2008, a Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial nesta mesma data para marcar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento Global Consumer Action Day contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países, contribuindo para o Processo de Marrakech, do qual o Brasil faz parte desde 2007 representado pelo Ministério do Meio Ambiente.

A comemoração ainda será marcada pelo lançamento da estratégia de internet da campanha Saco é um Saco, com a apresentação do hotsite www.sacoeumsaco.com.br e das ações articuladas nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. O objetivo é reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas em geral.

Mais vídeos.

E você ainda pode participar de uma enquete respondendo:

Você pagaria pelas sacolas plásticas nos supermercados?

Você usa sacolas retornáveis?

Veja também um FOLDER virtual em PDF que foi preparado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, e conta a trajetória do lixo e dicas de como seguir o princípio dos 3Rs: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR.

Participe – Apesar de prática, quando aceitamos uma sacola na locadora, na farmácia ou na padaria, não temos noção que anualmente 500 bilhões delas são descartadas inadequadamente no meio ambiente mundial, entupindo bueiros, causando enchentes, poluindo mares e matando tartarugas.

No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora. Com uma   conta rápida chegamos aos 36 milhões em 24 horas. Imagine quantos recursos naturais podem  ser poupados em um único dia de consumo consciente.

Participe desse desafio (toto dia) e ajude a diminuir o impacto ambiental causado pelas sacolinhas. Adote um novo hábito de vida, contribua para diminuir esses números e se torne mais um consumidor consciente capaz de transformar a vida no Planeta.  “Saco é um saco. Pra cidade, pro Planeta, pro Futuro e pra Você”. Recuse, reduza, reutilize! Fonte: Ascom/MMA

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

15 thoughts on “Saco é um saco!

  • Pingback: Biosfera

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • Pingback: adoraveljulia

  • Pingback: EcoZilla

  • Pingback: Leandro Ramos

  • Pingback: Eng. Daiane Santana

  • 19 de outubro de 2009 em 13:56
    Permalink

    Tenho lido muita coisa sobre as sacolas plásticas. Que elas sujam, poluem entope e muitas outras coisas mais. Porem, nunca vi ou ouvi nada sobre outro produto bem igual ás sacolas plásticas – “AS GARRAFAS PET”.

    Ambas são originárias de polímeros, extraídos do petróleo, com as mesmas funções, a de embalar ou armazenar produtos para transportes.

    Para o “PET” se fez campanha de uso consciente. Para as “SACOLAS”, apenas esculhamba-se, ridiculariza-se com toda força possível.

    Parece-me que contra o poder dos usuários do “PET”, uma COCA-COLA da vida não se pode lutar. O poder econômico falou mais alto do que o ambiental e as garrafas continuam por ai infestando o “MEIO AMBIENTE” e ninguém tem coragem de abrir a boca e gritar contra isso.

    Já com as “SACOLAS PLÁSTICAS”, por não terem uma COCA-COLA por traz, vociferam-se de tudo.

    Uma campanha de conscientização de reuso e depois, de reprocessamento, teria melhor resultado do que acabar com mais de 3400 empregos no setor de fabricação de sacolas.

    Do mesmo jeito que se proporcionou campanhas a favor do “PET”, pode-se fazer o mesmo com as “SACOLAS PLÁSTICAS”. BASTA SE QUERER.

    Grande exemplo veio, agora, bem recentemente, no GRANDE PREMIO BRASIL DE FORMULA 1, o lixo virou TROFEU. Se bem que a maior parte desse lixo era garrafas PLÁSTICAS de “PET”. Porem, com o plástico das sacolas, pode ser reprocessados e transformados em outras coisas. A QUATTOR, uma empresa FABRICANTE DE RESINAS, inclusive a matéria prima para as SACOLAS, esta distribuindo um livro em que as suas páginas são de plástico originário de sacolas recicladas.

    Ora, se um fabricante de matéria prima distribui um produto de materia reciclada em que reduz as suas vendas de matéria prima, porque não incentivar a reciclagem ou o REPROCESSAMENTO dessas SACOLAS que tanto são USADAS ERRADAMENTE???????

    Cabe aos poderes públicos, fomentar essas campanhas e aos órgãos como esse (VIVOVERDE) a ajudar na conscientização popular e incrementar ao reuso e ao reprocessamento de uma coisa que incomoda. A SACOLINHA PLÁSTICA.

    VISITEM http://www.sindicatodopovo.blogspot.com e

    http://www.polimeros3broxo.blogspot.com

    e saibam mais um pouquinho sobre esse assunto.

    Paulo F. Machado
    Sindicato do Povo

  • Pingback: Qual a melhor maneira de substituir as sacolas plásticas para carregar as compras? | A Vida Como A Vida Quer

  • Pingback: Saco é um saco! | Sucesso News

  • 20 de outubro de 2009 em 21:25
    Permalink

    Fiz compras de mes hj…….Levei as minhas sacolas do MiMI e várias caixas de papelão…..É tão fácil RECUSAR as sacolinhas…..É uma questão de bons hábitos e de amor à natureza….
    bjcas bem mimirabolantes p/ vc….

  • Pingback: Campanha “Saco é um Saco!” | Almanaque do Bem

  • 25 de outubro de 2009 em 15:57
    Permalink

    Ola,

    Eu nao consigo entender a sua posicao com relacao os sacos plasticos. Ora vc defende seu uso e reciclagem ora apoia essa acao do saco e’ um saco. Eu vivo nos estados unidos e tento me adaptar para diminuir os impactos ambientais, por mais dificil que isso seja neste pais. A contradicao que encontro no seu blog nao e’ saudavel. Nada e’ 8 ou 80, mas no mundo em que vivemos, ficar na indecisao nestes temas tao importantes como o meio ambiente e e sustentabilidade, nao da pra ficar em cima do muro.

    Att.

    Carla

  • 25 de outubro de 2009 em 23:19
    Permalink

    Olá Carla, de início agradeço pela participação no blog e por indagar sua opinião e espero que leia minha resposta. rs

    Não me considero “em cima do muro”, como você mesma disse… Meu blog ele é aberto para novas ações e sempre que aparecem eu tento divulgar ao máximo. Sei que você não parece trabalhar nesta área, admiro muito quem se preocupa com a área e é esta a minha intenção, não é todo mundo que segue a risca as minhas postagens, o mínimo que uma pessoa conseguir absorver, para mim é válido.

    Quanto as sacolas plásticas, eu defendo a diminuição do uso exagerado que a população vem trabalhando sem nenhum cuidado, trabalhar na conscientização da erradicação das sacolas plásticas (para nós e para qualquer um que entenda um pouquinho) sabe que é IMPOSSÍVEL, digo isto por mim até…

    Outra coisa, eu vou ao supermercado com as minhas ECObags, já até disse isto no twitter o quanto as pessoas ainda olham para mim meio torto… e eu vou todos os dias, os meninos do empacotamento já se acostumaram a pegar a minha ecobag para colocar os produtos, mas levou um tempinho…

    Esta campanha aqui no meu blog é para pedir para que as pessoas deixem de usar apenas UM DIA… e isto já fará muita diferença (eu penso assim) … Uma outra ação que postei aqui foi o uso de sacolas mais resistentes, já que há pessoas que não ” conseguem” ou que não tiveram esta informação (sim, há pessoas que não sabem o mal que há no uso exagerado das sacolas plásticas) que os supermercados trabalhem com este produto que é mais resistente e não leva o consumidor a usar mais de uma para levar para casa um produto mais pesadinho….

    Bom, se algo ainda não tiver ficado claro, convido você a me enviar um e-mail (daiane@vivoverde.com.br) para que possamos discutir este e outros assuntos.

    Agradeço novamente.

  • 6 de maio de 2011 em 21:24
    Permalink

    Trocar as sacolas plásticas por sacolas de pano, não é simplesmente uma questão de consciência, mas de vontade. É deixar o “conforto” do plástico, pelo bem do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.