Dia do cerrado é celebrado no Parque Estadual do Jalapão

O Cerrado é o segundo maior bioma do país e predominante no Estado do Tocantins. Por considerar a importância desse bioma, que recebe comemorações neste mês de setembro, a equipe do Parque Estadual do Jalapão – PEJ realizou atividades no Dia Nacional do Cerrado, nesta terça-feira, 11. As atividades foram realizadas na Praça do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, no município de Mateiros e teve como objetivo sensibilizar e estimular a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais desse bioma, em detrimento de suas características e biodiversidade.

Durante as atividades, estudantes da região realizaram o plantio de mudas na Praça do CAT e assistiram vídeos educativos. Seguindo as comemorações, foi realizada a feira do cerrado, com a participação das famílias da Rede Jalapão que comercializou os produtos preparados com frutos do cerrado. Ainda na feira foram expostos fotografias e cartazes feitos pelos estudantes sobre o cerrado, apresentação do coral de Mateiros, e apresentação de artistas locais.

 

As atividades foram realizadas com o Prev/Fogo- Ibama e com instituições parceiras do município de Mateiros que buscam o fortalecimento das ações relacionadas com o PEJ.

 

O Cerrado é marcado por uma paisagem com vegetação baixa espalhada em amplos espaços, árvores pequenas com galhos tortuosos e aparência seca. Por ser um dos maiores bioma do Brasil em extensão é também uma das faunas e floras mais ricas do mundo.

Mais fotos:

Fonte: Ascom-Naturatins