#01 – Que planta é essa?

No mês de janeiro recebi da Franciny e do Eduardo (leitores do VivoVerde) fotos de uma planta que surgiu no jardim espontaneamente. Eles tinham pouquíssimas informações sobre a planta, só sabiam que crescia bem ao sol. Além disso, tinham grande interesse em saber que planta era, no qual foi até postado aqui no blog a dúvida.

 

Então vamos lá…
Essa planta pertencea família botânica ARALIACEAE e muito provavelmente (digo “muito provavelmente” pela dificuldade de identificação de espécies sem material reprodutivo- flores e frutos- e pela impossibilidade de manusear o material) é do género Schefflera.
As plantas desse grupo são conhecidas popularmente como scheffleras ou chefleras.

A grande maioria se apresenta na forma de arbustos e árvores tropicais. É uma família extremamente diversa e abrange cerca de 50 gêneros e mais de 1.400 espécies. Além disso, algumas apresentam morfologias muito parecidas, oque dificulta mais ainda a identificação das espécies.

Sabe-se que espécies dessa família desempenham papel ecológico fundamental, pois fornecem alimento, na forma de frutos e sementes, para diversas espécies de aves.

Além disso, são espécies ornamentais. Seu maior uso é paisagístico por apresentarem folhagens vibrantes e de colorações variadas e pelo fato de se desenvolvem bem tanto a pleno sol como a meia sombra.

Com certeza vocêjá teve contato com uma espécie deste grupo. Vai dizer que nunca viu uma Árvore guarda chuva (Schefflera actinophylla)? Ou uma Schefflera arbicola como a da fotoai de baixo.

 

 

Vale lembrar que nem todas as espécies desse grupo são nativas do Brasil. Na verdade a grande maioria é pertencente a países comoAustrália, Havaí e Indonésia. Por isso antes de sair plantando Scheffleras por ai vale se informar sobre a espécie ok?!

 

Caroline Paris

Bióloga, Botânica, educadora ambiental...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.