3 vantagens do veículo compartilhado para o meio ambiente

A mobilidade urbana vem sofrendo alterações nos últimos anos, gerando muito debate sobre melhorias. Os aplicativos de transporte, as formas alternativas de locomoção como patinetes elétricos e bicicletas vem ganhando cada vez mais adeptos.

Mas o compartilhamento de veículos é uma das formas que também vem ganhando cada vez mais espaço. Essa modalidade acaba apresentando muitas vantagens para quem adere, e resulta em vantagens para a sociedade e o meio ambiente.

O carsharing, termo em inglês para veículo compartilhado, consiste em alugar um carro por um dia ou por hora ou em colocar seu veículo para aluguel.

A sua maior vantagem é ambiental: o carsharing vem trazendo um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Fonte: Pixabay

Vantagens do carsharing para o meio ambiente

São muitas as vantagens resultantes do carsharing para o meio ambiente. Mas antes de citá-las, é importante saber que ele está ligado diretamente ligado ao plano de mobilidade urbana, uma vez que as pessoas têm o direito de usufruir mais qualidade nos deslocamentos diários.

E isso inclui soluções sustentáveis e que sejam eficientes, já que a mobilidade urbana visa o bem-estar da população. Portanto, é um conjunto de condutas que devem ser pensadas com a finalidade de melhorar a locomoção dos habitantes dentro de suas respectivas cidades.

Então, o carsharing faz parte desse conjunto de condutas, já que o plano de mobilidade faz com que as pessoas pensem em meios alternativos de locomoção, deixando assim, seus carros particulares de lado.

Sabendo disso, confira as vantagens dos veículos compartilhados!

1. Melhora o trânsito

O compartilhamento de veículos permite uma redução de carros circulando pelas ruas. Um estudo apontou que cada carro que é compartilhado evita com que, em média, 13 carros circulem nas ruas, melhorando o trânsito que pode ser caótico em grandes centros urbanos.

2. Reduz a poluição do ar

A principal causa de poluição nas cidades são os veículos, que liberam substâncias durante a queima do combustível que são nocivas à saúde e ao meio ambiente, como o carbono. Reduzir os carros em circulação é diretamente reduzir a emissão desses gases poluentes, contribuindo para um ar mais limpo e evitando causar danos ao meio ambiente. A estimativa de redução de emissão de gases é de 18% para cada pessoa que adere ao carsharing.

3. Menor compra de combustível

Os combustíveis são poluentes ao meio ambiente, além de sua extração já ter causado vários danos em partes do mundo. O carsharing possibilita um uso mais inteligente dos combustíveis, quanto menos carros rodando, menos carros comprando e consumindo combustíveis.

Outras vantagens do veículo compartilhado

Fonte: Pixabay

1. Vantagem econômica

As vantagens econômicas valem tanto para quem coloca o carro para aluguel, pois ganha dinheiro por disponibilizar o carro por um tempo, assim como para quem aluga, pois acaba economizando os gastos que um carro geralmente resulta (impostos, manutenção, seguro).

2. Colabora para uma melhor qualidade de vida

Por conta da redução de números de carros transitando, o trânsito fica melhor, resultando em um menor tempo que se gasta ao volante, colaborando diretamente na qualidade de vida. Afinal, um dos maiores causadores de stress nos moradores dos grandes centros urbanos é o trânsito.

3. Diminuição de áreas de estacionamento

Estima-se que 25% de uma cidade é constituída de vagas para estacionamento. Com o carsharing, os carros que estão em circulação têm mais uso, ficando menos tempo parados. Isso acaba resultando em uma queda na necessidade de vagas de estacionamento nos estabelecimentos e nas ruas, possibilitando que o terreno seja utilizado para outros fins.

4. Possibilita conhecer pessoas novas

Além de possuírem vantagens ambientais, econômicas e para o funcionamento da sociedade, o carsharing acaba trazendo uma consequência agradável: a possibilidade de conhecer novas pessoas e o fortalecimento do espírito coletivo. Tanto o carsharing quanto as outras modalidades de transporte colaborativas possibilitam a criação de uma rede de colaboração entre os usuários.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.