4 práticas básicas para adotar na sua empresa e preservar o meio ambiente

Recycle symbol with leaf texture and world.

Ainda que muitas empresas não levem isso em consideração, as práticas de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade estão se tornando cada vez mais importantes.

Afinal de contas, a as práticas de sustentabilidade podem não apenas garantir a preservação e conservação do meio ambiente, como também faz com que a empresa se destaque do mercado e crie um grande valor para sua marca.

Para mostrar seu valor, é importante adotar medidas de preservação. Além de causar um impacto positivo na natureza, também é uma forma de se diferenciar da concorrência e atrair os olhares dos clientes que pensam da mesma forma.

Ou seja, as práticas sustentáveis não possuem apenas benefícios para o meio ambiente, como também para a própria organização!

Consequentemente, uma empresa que se torna sustentável pode obter mais lucro e se desenvolver com mais segurança no mercado.

Por fim, com as medidas de preservação, a empresa também estará regularizada com os órgãos responsáveis pelo tema, evitando possíveis conflitos que impactam em sua imagem.

Quer saber como ter todos esses benefícios a partir das práticas básicas que preservam o meio ambiente? Então neste post vamos te explicar todos os detalhes! Está preparado? Vamos lá!

1- Tenha uma boa gestão de resíduos

Controlar todos os resíduos e materiais que não são mais utilizados é um desafio para muitas empresas.

Especialmente para as empresas do ramo de construção e do setor industrial, como as que produzem molde de injeção plastica, por exemplo, os resíduos e recursos inutilizáveis são de grande quantidade.

Para você ter ideia, de acordo com a Bild Desenvolvimento Imobiliário, no setor de construção civil, em um dia cada colaborador da obra gera cerca de 51,74 gramas de resíduos, totalizando aproximadamente 9 kg de resíduos por dia com 170 colaboradores.

Ou seja, se esses resíduos não forem bem gerenciados, podem causar problemas maiores para o meio ambiente.

Por isso, saber quais os materiais e máquinas que geram menos resíduos é uma boa opção se você quer se tornar mais sustentável.

2- Utilize o mínimo de papel

Sabemos que a tecnologia chegou para otimizar vários processos da nossa vida pessoal e também profissional.

Por meio dos novos avanços, temos tarefas mais simples e otimizadas. No entanto, a tecnologia também pode auxiliar uma empresa a ser mais sustentável!

Uma das maneiras de se modernizar e ser sustentável e dispensando o uso de impressoras e papéis físicos em sua organização.

Se você é uma indústria que fornece oxigênio medicinal, por exemplo, todos os papéis contratuais e internos a empresa podem ser compartilhado por meio das ferramentas online, como o Google Documents, por exemplo. Até mesmo para assinar, já existem ferramentas específicas e que evitam o uso de papel.

3- Ilumine sua empresa de maneira ecológica

Você sabia que até mesmo as lâmpadas da sua empresa podem causar um impacto severo na natureza?

As lâmpadas compactas fluorescentes são uma ótima opção para que sua empresa economize pelo menos dois terços de energia e que tenha uma fonte mais durável de iluminação.

O melhor de tudo é que essas lâmpadas também podem ser recicladas após seu uso. Incrível, não é mesmo?

4- Compartilhe materiais de escritórios ecológicos

Por fim, mais uma forma de ser sustentável e impactar seus colaboradores é fazendo uma distribuição de materiais ecológicos, como lápis, canetas e todos os recursos necessários.

Além disso, se você tem uma indústria que fabrica etiqueta de segurança, por exemplo, também é importante ser seletivo nas matérias-primas, pois isso influencia de forma positiva no meio ambiente.

Agora que você já sabe tudo sobre as práticas de sustentabilidade que você pode aplicar em seu negócio para preservar e conservar o meio ambiente, o que está esperando para se destacar? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

One thought on “4 práticas básicas para adotar na sua empresa e preservar o meio ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.