Convite: Cineclube SemTela apresenta “Ilha das Flores” neste domingo
Agora as sessões serão apenas nos domingos. Venha curtir no mês de Março o melhor do cinema brasileiro e tocantinense.
Neste domingo dia 13 de março a partir das 19:30 o cineclube Sem Tela apresenta a sessão CINEMA, SONHO E REALIDADE , exibindo o premiado curta-metragem “Ilha das Flores” e o longa – metragem “A máquina”. No final da sessão é a hora do debate que contará com a participação do Professor de História da Universidade Federal do Tocantins , Paulo Fernando Martins e a fundadora do Blog Vivo Verde Daiane Santana.
Sim, eu estarei lá para participar do debate sobre o filme (o clássico) Ilha das Flores e toda esta problemática que é o consumo INconsciente e também a notoriedade que o lixo vem ganhando, posso colocar como exemplo o filme “Lixo extraordinário” que chegou ao mais alto nível do cinema mundial
O curta- metragem “Ilha das flores” é um documentário experimental dirigido por Jorge Furtado. O filme companha a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, escancarando o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. Produzido há 22 anos o curta ainda é amplamente discutido, principalmente nas escolas e universidades por sua temática realista que discute o individualismo, a poluição e a miséria humana . Ilha das flores é um ácido retrato da mecânica sociedade de consumo. Segundo a crítica não deixa ninguém indiferente à sua projeção e costuma provocar fortes reações.
Logo depois do curta é a vez do longa metragem. O filme “A maquina” é uma ficção de 2006 dirigido por João Falcão e baseado no livro homônimo de Adriana Falcão. Ganhador do prêmio de melhor filme pelo júri e pelo público no Festival do Rio. No filme os sonhos contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador.
Uma exibição possivelmente inédita em nosso Estado. Conduzirá os presentes a reflexões importantes. Como a importância do sonho para a vida, e como o sistema econômico, no qual estamos inseridos, contribui para a desigualdade e a indiferença com a necessidade alheia.
Principalmente em um momento que o mundo passa por episódios de fenômenos naturais devastadores que propiciam mobilizações propondo mudanças de hábitos para as pessoas . Tudo num clima que lembra uma ilha de flores no Quiosque dos Gaúchos (Paulo, Fabrízia e Paulinha) onde os sanduíches são uma atração à parte e os sucos e cervejas estão sempre no ponto. Ah, o local é o mesmo: Praça da 110 sul, bem no centro da praça, às 19h30.
Serviço:
Ilha das Flores (Doc.1989)
Ganhou prêmios como : Melhor filme de curta-metragem (e mais 8 prêmios) no 17° Festival de Gramado, 1989.
Urso de Prata para curta-metragem no 40° Festival de Berlim, 1990.
Prêmio Air France como melhor curta brasileiro do ano, 1990.
A Máquina (Fic.2006) Direção: João Falcão Elenco: Nomes como Paulo Autran, Mariana Ximenes, Vladimir Brichta, Wagner Moura e Lazaro Ramos.
Debate no final da sessão com o Professor de História da Universidade Federal do Tocantins , Paulo Fernando Martins e a fundadora do Blog Vivo Verde Daiane Santana.
Hora: 19h30.
Ingressos: Grátis.
Contatos:
Lorena Dias (lorenads22@gmail.com) – 8452.5632.