A fumaça do terror

Existem inúmeras usinas de carvão no Brasil e no mundo, abaixo mostra um “belo” vídeo composto por imagens de fábricas de carvão, no qual as fábricas liberam uma grande quantidade de fumaça e particulados poluentes na atmosfera, veja abaixo:

Coal Power Plant Timelapse from Jeff Grewe on Vimeo.

O autor Jeff Grewe capturou estas imagens em uma usina de carvão no sul dos EUA, alegando querer fazer uma declaração política ao som da trilha sonora do filme de terror “O Iluminado”, creio que ele quiz fazer uma ligação com as cenas de crueldade por danificar o meio, mas o vídeo desta forma, apresentado em eco-trechos de filme de terror, continua a ser, naturalmente, uma declaração política de  cenas impactantes.

O Blog 100nexos fez um destrinchado (como ele mesmo diz) do que se vê neste vídeo, muito bem elabolado. Vamos a alguns trechos importantes:

“(…)Usinas de carvão emitem não apenas o tão comentado CO2, que é um gás invisível: você o está exalando neste exato momento (…)”

“(…) Se o CO2 é um gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento, os aerossóis têm efeito contrário, diminuindo a parcela de radiação solar que chega até o solo. Há algumas décadas, previsões alarmistas na mídia davam conta de que com o planeta tomado por fumaça viveríamos uma nova era glacial (…)”

“(…) as emissões de carbono acabem mais relevantes para o futuro do clima na Terra do que a atividade solar: enquanto o Sol, o evidente determinante principal do clima no planeta, pode aumentar ou diminuir a temperatura global a qualquer variação pequena de sua atividade, no longo prazo os aumentos tendem a compensar as diminuições. Já o CO2, de efeito menor, só aumenta (…)”

Na amazônia e em várias outras regiões do Brasil ainda existem muitas carvoarias,, que emitem poluentes particulados pontuais. Uma vez em um congresso de meteorologia em São Paulo assisti uma palestra de um meteorologista especializado nesta área, no qual ele fez um estudo que mapeava o caminho que estes particulados caminhavam, chega a atravessar continentes, eu diria que é algo muito sério.

Fonte: Nerdcore / Dica: @RenatoUchoa

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

11 comentários em “A fumaça do terror

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.