A horta de metro quadrado
Já pensou em poder ter uma pequena horta em casa? Esta é a ideia que o Grupo do Ecocentro IPEC pensou. O Jornal O Estado de São Paulo publicou no ano passado a nona técnica sustentável, retirada do livro “Soluções Sustentáveis – Permacultura Urbana”, de Lucia Legan, publicação da Editora +Calango em parceria com o Ecocentro IPEC.
O processo consiste em:
- Permitir quem nunca lidou com ortas começar e poder iniciar em um pequeno espaço;
- Alcançar toda a horta, no intúito de poder aguar, semear e colher sem a necessidade de caminhar sobre o solo;
- A rotação de cultura é automática;
- Acessibilidade à portadores de deficiência física, por causa de sua facilidade em suspensão ao nível da cintura.
Como visto na imagem acima o processo parece ser bem fácil, os módulos são divididos em quadrados, cada um com uma espécie diferente de legume; para a treliça usa-se canos de PVC; com um cuidado de colocar as plantas maiores na fila de trás e as menores na frente, sempre na direção do sol.
Na figura acima, teem exemplos de quais tipos de plantas são indicadas, no quesito plantas grandes, pequenas e na vertical, penduradas às treliças.
Eu não consigo fazer uma orta destas em minha casa, pois moro em kitnet, então torna-se complicado. Mas para pessoas que tem uma área boa para esta técnica, fica aí a dica! Gostou? Quer tentar fazer? Já tem uma? Conte-nos, comente.
Agora o e-mail para contato é – daiane@vivoverde.com.br – mande-me sugestões! Logo logo a participação de vocês leitores será mais intensa, aguarde!
Pingback: Hub
Pingback: Eng. Daiane Santana
Ahh que bonito, mas eu tenho uma horta aqui, só que ela fica em pequenos vasos, eu planto, salsa, agrião, e pimenta 🙂
Quando der pra aumentar a horta, eu chamo você, Day!
Bjão.
Bem legal a matéria.
Não entendi bem a questão da rotação da cultura ser automática, poderia pormenorizar?
Agora, ficamos todos ansiosos para ver a foto de sua horta de um metro quadrado, rs
Vou fazer a minha!
Pingback: Christofer M. Castro
Pingback: silvane franco
Bem, na rotacao automatica, eles colocaram como sendo por exemplo uma cultura de tomate que ‘e de longa estacao (plantada na parte superior, no caso usando as treli’cas), enquanto abaixo nas de pequeno porte pode ser plantada uma de menor duracao, ou seja que sera colhida antes, e assim sucessivamente, podendo haver a troca de culturas… enquanto a de tomate chega ao ponto de ser colhida… ‘e oque deu para entender!
=]
PS: Meu teclado do note esta sem acentuacao.. sorry!
E quanto a minha horta … como disse no post eu nao tenho nehum espa’co por morar em kitnets… ‘e tudo no concreto l’a >S
#fail
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Thiago Araujo
Muito legal o post… a horta parece feita no The Sims mas ta valendo! ; )
Para quem está interessado em fazer sua horta sugiro que siga a idéia de uma mini horta mesmo, pois manter uma horta é um pouco trabalhoso (experiência própria).
Uma sugestão para quem não conhece nada do cultivo de hortaliças: http://www.cultivando.com.br/f_horta_canteiros_1.html
Lá tem varias dicas sobre cada cultura e uma espécie de passo a passo de como iniciar uma horta.
Bjo me liga
Pow yuri… muito obrigada pela dica, vou dar uma analisada depois rs =]
PS: Daiane …no pc do dedhy rs
é uma mer** morar em apartamento ¬¬
Já faz tempo que eu tenho vontade de fazer uma mini-horta, mas não sei se daria muito certo… pega pouco sol na minha varanda, só de manhã cedo.
Ou, primeiramente, parabéns pelas conquistas recentes no site, tá muito bacana msm.
Agora sobre a notícia, achei bem interessante, pena que eu ainda não posso tentar implantar, tenho o mesmo problema que vc Daiane… kkkk. Abraços
Aeh gente, muito obrigada pelos elogios.. e realmente a falta de espaço (concreto) nos dificulta, mas isto vale para quem ainda tem um pedacinho de terra rs =]
Ellen, tem algumas plantas que ainda resistem com pouco sol, ou com um período curto de tempo…. principalmente quando é o sol da manhã!
.o/
Olá !
Parabéns pelo espaço, Daiane.
Lendo os posts acima, e para quem dispõe de pouco espaço como eu (moro em aptº),gostaria de sugerir uma horta suspensa que além de eco-prática é decorativa e ocupa espaços mínimos.
Pode ser “pendurada ‘ em qualquer janela ou espaço que receba sol ( de preferência na parte da manhã), já que isso é essencial para o desenvolvimento das plantas.
Corte uma garrafa pet em uma das laterais no sentido do comprimento, faça alguns furos – pequenos – no fundo, fixe argolas de arame nas laterais (fundo e no gargalo). Prenda com um pedaço de corrente (dessas que apoiam vasos suspensos), coloque um pedaço de manta no fundo – para drenar a água , um pouco de areia grossa misturada á terra , cubra com uma porção de substrato e plante suas mudas e sementes.
Sob a última garrafa, coloque outra garrafa sem furos p receber a água que vai pingar das outras que estão acima.
Voce pode formar um conjunto com 3 ou mais garrafas, de acordo com o espaço disponível.
Fixe as correntes que apoiam os canteiros com ganchos no local escolhido.
Outra alternativa é colocar os vasos e mini canteiros em prateleiras de diversos formatos e profundidade, que podem ser de ferro, plástico, madeira, etc. , valorizando e aproveitando espaços vazios.
E já está! Cultive e saboreie!
Abraços.
Gostei muito da dica, assim facilita muito!
=]
Nossa……o site está ótimo….li todas as postagens….Parabéns !!!!Força !!!! bjcas,Monique
adorei a ideia da horta, so nao entendi como ela é feita..pode passar todos os passos por favor?
Agradeço
Tenho um espaço de 40 m x 40 m gostaria de saber como fazer uma horta de tamanho maior no chão.
Cordialmente.
adorei a horta, poderia me passar os passos de como construir?
obrigada
meu email caso possa enviar os passos fatima1.2@hotmail.com
Gostei da postagem!
Boa tarde eu moro em um sitio tenho uma horta com 6 canteiro como sei se a terra é Boa? Coloco muito esterco fé gado fé galinha terra de queimada de pé de Coco do mato pega muito sol e tudo que eu planto não desenvolve. Falam que a terra é muito bom mad não vai nada pra frente,Só as bananas ficam linda e doce o que posso fazer?
Boa tarde!
Geralmente a terra pode estar com alguma deficiência (de nutrientes), seria bom fazer uma recomposição vegetal, adubanco ela melhor ou colocando alguns fertilizantes… Aqui, você encontra um biofertilizante que poderia ajudar ( https://vivoverde.com.br/saiba-como-preparar-um-fertilizante-natural-ou-biofertilizante/ )
Mas o melhor mesmo é a consultoria de um profissional na área, para poder te ajudar, ouuuu investir nas bananas, já que elas se dão bem com o solo daí!
Espero que consiga o desejado.
Abraços.