A primeira usina nuclear do mundo que ainda está ativa

Por: VozdoAlem

1_007

Pelo que consta em diversos relatos históricos que já li, foram os alemães os que tiveram as pesquisas mais avançadas na área nuclear em sua época. Mas Hitler não confiava nesse tipo de coisa – só em tanques, fuzis e aviões – e a massa científica acabou saindo do país. Bom, o resto é história. Os EUA criaram o Projeto Manhattan e despejaram suas bombas sobre o Japão, e o mundo se viu mergulhado na Guerra Fria e a corrida nuclear.

Como vantagem (ou quase isso, já que energia nuclear é a mais perigosa de todas) surgiram as usinas nucleares, que hoje são responsáveis por cerca de 17% da energia gerada no mundo.

O que poucos sabem é que a primeira Usina Nuclear do Mundo – chamada oficialmente de Primeira Central Nuclear – foi inaugurada na União Soviética, no dia 27 de junho de 1954, com uma potência de 5000 kW. Como de praxe, foi tudo feito no mais absoluto sigilo. Nem mesmo os trabalhadores, de técnico pra baixo, sabiam o que estavam fazendo.

O nome do reator principal era The Peaceful Atom, e o conjunto da obra demorou o tempo recorde de três anos para ficar pronto (não me pergunte quantos Stalin matou no processo).

1_009 1_015 1_017 1_027 1_003 1 1_002 1_030

Via English Russia/Nerds Somos Nozes.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

4 thoughts on “A primeira usina nuclear do mundo que ainda está ativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.