Abaixo-assinado: Não a “Out of Africa Brasil”

Desde o último final de semana não se fala em outra coisa por aqui no Estado do Tocantins, sobre o “safári” que poderá ser implantado próximo à região do Parque Estadual do Jalapão-TO.

Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e se encontra localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro do Tocantins. O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. (Wiki)

Para se ter uma ideia, a jornalista Giovana Girardi do Estadão de São Paulo escreveu um texto bem detalhado deste fato e que repliquei aqui mesmo no VV.

Confesso que quero esperar mais informações, o que se sabe ate então é que foi feito o termo de referência (que ainda não tive contato) para que se dê entrada no processo dentro do órgão ambiental responsável, o  NATURATINS.

Espero também que ainda haja muita discussão, que mais e mais pessoas entenda qual é a real intenção deste empreendimento e que principalmente a empresa esclareça mais detalhadamente… Pelo o que vi ontem no jornal local, foram de encontro com a OOAB, porém encontraram portas fechadas… desta foeema complica uma discussão mais concreta e respeitável!

Algumas pessoas já tomaram a providência de criar um abaixo-assinado contra a implantação do empreendimento.

Através desse abaixo assinado, a sociedade tocantinense e os demais apoiadores da preservação ambiental, manifestam-se contrários ao projeto citado, por considerá-lo nocivo e inapropriado para as espécies nativas do Jalapão e por reconhecerem que ações anteriores que inseriram espécies em ecossistemas diferentes dos de sua origem, foram comprovadamente prejudiciais. Repudiam tal ação que visa apenas lucro financeiro, desrespeitando a natureza e o povo tocantinense e solicitam aos órgãos públicos citados que indefiram a autorização para execução de tal empreendimento.

Fica a dica!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.