Agora é a hora do planeta no Brasil!

1

Parece que estou tendo sorte com eventos ambientais nos sábados, afinal semana passada (22) foi dia internacional das águas e hoje o mundo celebrará um evento que creio eu, será um marco na vida de algumas pessoas. A Hora do Planeta, que tem o objetivo de fazer com que as pessoas apaguem as luzes da sala por uma hora para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. Daqui algumas horas (20:30) se iniciará esta ação aqui no Brasil, no qual o WWF-Brasil trouxe para nosso país esta iniciativa. Mas o que quero mostrar neste post, é oque fazer, porque fazer e como fazer para reduzuir a energia, e contribuir com a sua família e descendentes.

“A primeira edição da Hora do Planeta ocorreu como um movimento local em Sidney, Austrália. No dia 31 de março de 2007, 2,2 milhões de moradores de Sidney apagaram as luzes por uma hora. O objetivo era reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade, o resultado foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo. Ou seja, o resultado foi mais que satisfatótio.”

Agora fica aquela pergunta, porque eu, um cidadão que estou aqui no Brasil, tenho água em abundância nas torneiras, moro em um país com a maior bacia hidrográfica do mundo, ter que participar disto?

Pois bem… O ano de 2009 é importantíssimo para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para combater o aquecimento global.

Será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.

No Brasil, o desmatamento das nossas florestas – principalmente Amazônia e Cerrado –, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global.

No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo. Dentre estas e outras, o mundo está em constrante crescimento e a cada dia vai necessitando cada vez mais dos recursos naturais, os programas ambientais de redução da exploração destes recursos existem mas é de suma importância que esta ideia seja explorada diariamente.

Mas atenção… o movimendo Hora do Planeta não pede para desligar computador nem TV! É só a luz. É só um pequeno gesto. Não se trata de “economizar” energia neste momento. Você pode acompanhar tudo pela TV ou mesmo pelo computador. Trata-se de uma manifestação de consciência coletiva e que os ambientalistas esperam que você que tenha entendido o recado, leve isto para o seu dia-a-dia.

Ao procurar na internet sobre consumo de energia, o que se vê é só notícias de que houve aumentos, como segundo o Jornal O Globo que trouxe este mês, que o consumo de energia em fevereiro no Brasil, atingindo uma alta de 0,7% , contra 4,9% em janeiro do ano passado. Mas o que fazer e como fazer? La vai algumas DICAS…

No trabalho Você pode desligar o ar condicionado por meia hora antes de sair do fim do expediente e no almoço, que a sala ainda permanecerá climatizada.

– Na hora de comprar um aparelho de ar condiucionado novo, veja se ele tem o selo do PROCEL de consumo reduzido.

Em casa – Utilize cores claras nas pinturas de paredes internas e do teto, pois facilita na iliminação.

– Aproveite ao máximo a iluminação natural, se puder, projete a casa com várias janelas, o que ajuda a refrigerar a casa também.

– Utilize lâmpadas fluorecentes em meios que necessitem de maior iluminação (duas lâmpadas fluorecentes de 20 watts iluminam mais que uma incandecente de 100 watts)

– No verão deixe a chave na posição verão se possível;

– Faça o degelo da geladeira periodicamente e não deixe a porta aberta por muito tempo;

– Deixe para passar as roupas tudo de uma só vez;<
/p>

-Retire da tomada os aparelhos que não estejam em uso.

Bem, estas são apenas algumas das dicas, que eus ei que pelo menos uma destas pode ser que você absorva para sua vida. Confesso que até mesmo eu tive que ter toda uma preparação para levar boa parte desta vida ECO para meu dia-a-dia e muito ainda tenho que aprender.

Para saber tudo que acontece e aconteceu neste mega evento CLIQUE AQUI e saiba quais foram as cidades, empresas e mídias que aderiram, galerias de fotos, vídeos e tire suas dúvidas.

Matéria postada na coluna “Contagem regressiva para o fim do mundo” no site Suspensa.

PS: O vivoverde também aderiu ao movimento e também apagou as suas “luzes”!!

Daiane Santana

______________

  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

4 comentários em “Agora é a hora do planeta no Brasil!

  • 29 de março de 2009 em 0:54
    Permalink

    isso… li blogs contra a hora do planeta, é claro q apagar as luzes uma nao iria reduzir o aquecimento global, foi um ato de reflexão sobre as atitudes individuais de cada um, isso q vc escreveu!
    Acabei de escrever sobre as manifestações contra a hora do planeta em meu blog.
    Sim, eu apaguei as luzes!!!!!

  • 29 de março de 2009 em 6:35
    Permalink

    Eu apaguei as luzes e mais, conscientizei os pequeninhos.Isso foi mais importante do que a hora sem luz.Ficará gravado já neles isso,essa idéia de poupar para o ambiennte ganhar.E custa pouco!um beijo,chica

  • 29 de março de 2009 em 23:11
    Permalink

    Olá!!! Voce pode não acreditar mas foi bom ver de volta seus coments, não é hora de nos chatearmos entre nós que estamos do mesmo lado, deixa isto pra lá daminha parte peço-lhe desculpas sou muito exigente comigo mesmo e por consequencia o sou com os que me cercam… melhor seguirmos como estamos á nos somar em boas ações você é uma importante guerreira em nossas fileiras e acho que fui duro com você! se pudermos deixar isso no passado seguiremos assim juntos e em frente, que tal lhe parece? espero que estejamos juntos, abraço grande e conte comigo não sou perfeito mas honesto nos princípios leal com meus amigos e gurreiro e combativo nas batalhas pela construção de um ambiente melhor, Ps também apaguei as luzes para acender uma idéia na cabeça de outros… grande abraço!

  • 31 de março de 2009 em 10:30
    Permalink

    Oi Daiane!
    Gostei muito do seu post. tanto que linkei no post do meu blog Lisosapiens. Acredito que além de participarmos, devemos conscientizar as pessoas sobre a importancia de eventos como esse. Além de apagar minhas luzes, inlfuenciei meu pai, mãe, sogra e amigos, que também votaram pelo planeta. divulguei o evento mais em redes sociais, já que sou blogueiro iniciante e não tenho tantos acesso quanto gostaria.

    Parabéns querida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.