Camisa da seleção, sustentável?
Pois é, como todos sabem a camisa da seleção brasileira agora é sustentável, sendo feita apenas com material reciclado. Inspirada no uniforme brasileiro da Copa de 1970, a Amarelinha é feita com material 100% reciclado de garrafas plásticas de água e refrigerante. Para cada camisa, foram usadas oito garrafas recicláveis. O produto é 15% mais leve do que o utilizado no Mundial de 2006. Mas eu pergunto e daí?
O uso de roupas feitas de resíduos sólidos recicláveis já é uma realidade, eu já postei aqui no blog matérias sobre empresas que já investem neste ramo aqui no Brasil, falar da camisa ser feita com a utilização de material plástico é um grande avanço, mas jogar isto na mídia se retratando como se fosse o grande feito da copa do mundo?
Há, assim é demais, a maioria sabe que o que interessa é o peso do produto final, na Copa de 2006 já se falava em camisetas da seleção bem mais leves, o que eles descobriram é que, sendo feita de garrafas, que no caso serão as já utilizadas para diminuir o custo e se mostrar uma empresa sustentável, ela ficará mais leve e isto é o que eles querem. Se deixassem isto claro em todo canto que você lê tal matéria, seria bem mais interessante, talvez:
Nike descobre fórmula certa, com material 100% reciclado de garrafas plásticas de água e refrigerante ela fabrica as camisas das Seleções na Copa do Mundo bem mais leves e sem esquecer do lindo desing das Amarelinhas. Pronto!
Se você tem uma frase melhor, diga-nos.
Fonte: MSN Esportes
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Como já dito em varios lugares, e repito com todo apoio, futebol e BBB são o “Pão e circo” do povo. Basta terem isso para serem felizes, e suas vidas só dão destaque a isso. Isso caiu na midia pra dar ainda mais enfase ao fotebol, com uma ideia de ser um esporte “sustentavel”. E sabendo que as garrafas e as sacolas são um problema, as pessoas ficam felizes com uma noticia destas, mas não fazem nada pra diminuir o uso. Porque o povo é ACOMODADO.
E o futebol que deveria ser um esporte saudavel, se torna um meio de controle de massas. (desculpa ter tomado tanto espaço, mas precisava liberar minha ira pela copa… u.u)
Vamos com calma!
Passar a imagem de que a Nike é a precursora dos tecidos 100% reciclados é um erro, concordo. Tem (é claro) uma jogada de marketing na frase.
Mas, e se pensarmos pelo lado positivo da coisa (e ele sempre existe)? Ter a camisa da seleção brasileira destaque em todo mundo, feita de com material reciclado é ótimo, claro que para a Nike, que se vangloria com a propaganda, para a CBF, que se mostra “preocupada” (mesmo que isso não seja a plena verdade) e para nós cidadãos. Quanto mais gente souber que existem outras maneiras de fazer o que conhecemos, melhor. Mas que para seja preciso “engolir atravessado” uma frase dessas. Penso que toda divulgação e “marketing” são válidos mesmo que às vezes sejam distorcidos. O importante não é se a camisa é mais leve ou não, o que importa no fundo, é que mais gente vai saber que existe um tecido 100% reciclado, e com isso acaba dando mais credibilidade e importância para ações sustentáveis, ou com intenções sustentáveis, nesse caso. Cabe a nós blogueiros, professores, formadores de opinião em geral esclarecermos as coisas e colocar cada gato no seu balaio, separar o joio do trigo.
É isso! ¬¬
E para nós torcedores fanáticos?
Para poder desfrutar de usar uma peça sustentável, mais leve, e, possivelmente mais confortável sua aquisição será por um preço módico como que condigno com o gasto da utilização de materiais reciclados ou será apenas uma opção de faxada onde ainda a maioria, se comprar, sera a convencional por ser mais barata?
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Como diria o ditado uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade…
Daiane,
Preciso discordar do Diego: o futebol não tem culpa do uso político-partidário e midiático-empresarial nem de dirigentes comprometidos com esses interesses. Esporte é saúde, ajuda a reduzir a criminalidade e a reduzir a evasão escolar.
Voltando: caso a seleção dos EUA (cujo fornecedor também é a Nike) termine a Copa entre os quatro primeiros (quase uma utopia, mas não é impossível), estima-se que sejam vendidas mais de 300 MIL camisetas oficiais somente dentro do território estadunidense.
Devido ao poder aquisitivo médio da população, à quantidade de entusiastas do esporte e ao fato de a Nike ser uma empresa quase onipresente no país, como os EUA têm cerca de 300 milhões de habitantes, 300 000 camisetas em um ano para vestir 1/1000 da população é uma quantidade altamente plausível.
300 000 camisetas x 8 garrafas pet/camiseta = 2,4 MILHÕES de garrafas recicladas.
Besos,
Hélio