Campanha da Fraternidade 2011:A Fraternidade e a Vida no Planeta

Todo ano no período da quaresma a Igreja Católica lança a campanha da fraternidade. Que consiste de uma campanha com o objetivo de despertar, em seus fiéis e na sociedade em geral, solidariedade em relação a algum problema atual bem como sua transformação. O tema da campanha da fraternidade 2011 é “Fraternidade e a vida no planeta” com o lema “A criação geme em dores de parto” retirado de um versículo.
Não é a primeira vez que a campanha da fraternidade aborta um tema relacionado ao meio ambiente. Em 2004 o lema da campanha era Água, fonte de vida e em 2007 a preservação da floresta Amazônica.
Como ferramenta para essa mobilização a Igreja Católica utiliza hinos e orações que são abordadas durante os eventos eculmênicos e paralelo a isso promove em suas Paróquias e Dioceses cursos, atividades e progamas de reeducação do consumo. Segundo os textos base da campanha entre as estratégias estão à mobilização de pessoas, comunidades, igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação de problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global. Propondo atitudes, comportamentos e práticas fundamentais em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente e denunciando situações e apontando responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
A campanha da fraternidade teve início em 09 de março de 2011 e vai até o fim da quaresma, porém a conscientização deve esterdem-se durante todo o ano.
Iniciativas como essas são válidas e extremamente saudáveis para o planeta, independete de credo ou religião, pois despertam as pessoas para discussãos dos problemas ambientais e sua parcela na remediação dos mesmos.

Caroline Paris

Bióloga, Botânica, educadora ambiental...

Um comentário em “Campanha da Fraternidade 2011:A Fraternidade e a Vida no Planeta

  • 6 de abril de 2011 em 13:12
    Permalink

    Adorei mto bem escrito o poste e o conteúdo mto bom parabéns e viva a vida no planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.