Carne de que?
Hoje a comunidade do Banco do Planeta mandou um e-mail questionando:
Carne artificial poderá acabar com o sofrimento animal?
A história é a seguinte, cientistas em diferentes partes do mundo estão ‘cultivando’ carne em proveta. O método consiste em colocar células vivas em soluções que as permitem se multiplicarem. O objetivo é conseguir produzir quantidade suficiente para vender em escala comercial e interromper o sofrimento de animais criados somente para abate.
Paulo Bastos divulga que a ONG PETA – People for the Ethical Treatment of Animals – está oferecendo US$ 1 milhão para quem conseguir criar carne ‘de proveta’, produzida a partir de células reproduzidas em laboratório e sem matar animal algum. Esta carne deve ter preço competitivo e ter sabor e textura iguais aos da carne convencional. O prazo final do prêmio é 30 de junho de 2012.
A organização luta pelo fim da crueldade com os animais e tem mais de 800 mil associados em todo o mundo. Para eles, “animais não foram feitos para servir de comida, vestuário, cobaia, tração ou distração”, como esclarece Paulo em sua página, onde descreve os horrores impostos aos bichos durante sua criação e abate.
Quem quiser saber mais sobre carne artifical, veja AQUI (textos em inglês).
PS: Para ser bem sincera, em conversa com minha amiga Engenheira de Alimentos @paty_cottica, não acreditamos que isto vá dar muito certo, afinal de contas… substituir o sabor, cheiro, textura da carne… difícil! Mas vamos ver a potência dos cientistas.
Pingback: Vegetando
Pingback: Roger Yabiku
Pingback: Blog Vivo Verde
substituir sabor, cheiro, textura da carne pode ser dificil.. mas mais dificil q isso eh entender como tem gente q acha facil matar
Pingback: Banco do Planeta
Pingback: Blog Vivo Verde
Pingback: Projeto Jogo Limpo
Pingback: Christofer M. Castro
eu tbm recebi…..vamos acompanhar e ver no que vai dar…….
Não sei pq, mas iIsso me lembra aquela história do Tomaco (tomate+tabaco) no episodio dos simpsons… eheheh… algo me diz que nao vai dar certo. Vamos esperar pra ver (alias por US$ 1milhao acho q até eu vou entrar na concorrencia…!)
Pingback: Douglas Barbosa
E quanto ao sofrimento das plantas que são criadas unicamente para consumo humano?