Carne de que?

proveta

Hoje a comunidade do Banco do Planeta mandou um e-mail questionando:

Carne artificial poderá acabar com o sofrimento animal?

A história é a seguinte, cientistas em diferentes partes do mundo estão ‘cultivando’ carne em proveta. O método consiste em colocar células vivas em soluções que as permitem se multiplicarem. O objetivo é conseguir produzir quantidade suficiente para vender em escala comercial e interromper o sofrimento de animais criados somente para abate.

Paulo Bastos divulga que a ONG PETA – People for the Ethical Treatment of Animals – está oferecendo US$ 1 milhão para quem conseguir criar carne ‘de proveta’, produzida a partir de células reproduzidas em laboratório e sem matar animal algum. Esta carne deve ter preço competitivo e ter sabor e textura iguais aos da carne convencional. O prazo final do prêmio é 30 de junho de 2012.

A organização luta pelo fim da crueldade com os animais e tem mais de 800 mil associados em todo o mundo. Para eles, “animais não foram feitos para servir de comida, vestuário, cobaia, tração ou distração”, como esclarece Paulo em sua página, onde descreve os horrores impostos aos bichos durante sua criação e abate.

Quem quiser saber mais sobre carne artifical, veja AQUI (textos em inglês).

PS: Para ser bem sincera, em conversa com minha amiga Engenheira de Alimentos @paty_cottica, não acreditamos que isto vá dar muito certo, afinal de contas… substituir o sabor, cheiro, textura da carne… difícil! Mas vamos ver a potência dos cientistas.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

12 comentários em “Carne de que?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.