Carona solidária contribui com o meio ambiente e deixa viagem mais barata

Quem pode optar pela carona solidária ao viajar vai além de economizar na viagem, essa é uma forma de contribuir com o meio ambiente. Saiba mais!

Fonte: Pixabay

Opções para quem quer viajar sem gastar muito existem e se multiplicam a cada nova temporada. Além de deixar as experiências mais acessíveis, as novas realidades no mundo do turismo também incentivam a valorização do local, da natureza e da autenticidade. Couchsurfing, AirBnB, Work Exchange e Rideshare são alguns exemplos.

Este último, que nada mais é do que dar e pegar carona, tem suas raízes nas grandes cidades. Com o intuito de amenizar problemas relacionados ao alto número de veículos nas ruas, governos passaram a incentivar o compartilhamento de carros.

A carona solidária comprovou ser uma tática eficiente para reduzir engarrafamentos, emissão de poluentes, falta de estacionamento e custos com locomoção. De distâncias curtas, a iniciativa expandiu sua influência até as viagens.

Aliando a experiência de intensificação do convívio social aos benefícios citados acima, a velha prática de viajar de carona ganhou uma cara nova, totalmente ‘in’ e alinhada ao estilo alternativo de jovens comprometidos com o mundo e com suas responsabilidades.

Por onde começar?

Se você nunca viajou ou deu carona, mas gostaria de vivenciar essa experiência, confira as dicas de como fazê-lo. Lembre-se que esse tipo de viagem também exige planejamento e certos cuidados.

Nada de simplesmente entrar no carro de alguém e partir. Parar na beira da estrada ou em postos de gasolina para abordar motoristas é certamente uma das melhores maneiras de vivenciar essa experiência da maneira mais original possível. Mas, pode não ser um bom negócio para um iniciante no mundo das caronas.

Procure começar compartilhando o carro com conhecidos ou amigos de amigos. Além de grupos em redes sociais. No Brasil existem aplicativos de carona combinada em que basta inserir o local de saída, o destino e data e pronto: o buscador indica com quem você pode ir, o preço e o contato.

Se você quiser dar carona é só se cadastrar e torcer para que logo apareça alguém querendo compartilhar uma viagem com você. Veja abaixo alguns passos para garantir uma viagem mais tranquila e segura.

Tópicos que exigem atenção na hora de oferecer e encontrar carona em uma road trip

Certifique-se de ter mapas offline da região no seu celular. Assim, você previne imprevistos e consegue explicar exatamente onde quer ir ou entender onde a pessoa que está de carona com você precisa chegar

Procure saber mais sobre a pessoa que está ao seu lado, pergunte o nome, cheque as redes sociais, troque contatos e conte a um familiar ou amigo a informação, afinal comunicação nunca é demais.

Se quem estiver dando carona é você, não hesite em checar a pressão dos pneus, óleo, água, freios, faróis e limpadores de janela e dar uma última conferida nos documentos antes de sair. Além disso, ter um seguro auto também é muito importante, mesmo que seja um seguro de carro temporário, ou seja, uma proteção para um período mais curto como um mês, por exemplo.

Vale saber que quando você contrata um seguro de carro está protegido em todo o território nacional, ou seja, se quiser viajar dentro do país e algo acontecer com seu veículo, receberá a indenização conforme consta em sua apólice. Melhor ainda se o seu contrato incluir proteção a terceiros, pois a responsabilidade sobre quem viaja com você será sua.

Se utilizar um aplicativo de caronas combinadas para viajar, leia as avaliações dos usuários e aproveite para saber mais sobre o estado de conservação e segurança do carro e se o condutor contratou um seguro.

Ajude o condutor a se manter alerta e aproveite para conversar e interagir, porém não distraia o motorista, ele precisa ficar atento à estrada. Se necessário, combinem paradas estratégicas de duas em duas horas.

Se você é o motorista, não use o celular enquanto dirige. De preferência, deixe o aparelho em modo silencioso.

Pesquisas apontam que optar por carona ao viajar é contribuir com o meio ambiente

As ruas estão cada vez mais cheias de carros e essa é uma tendência que vai aumentar. Com isso ocorre mais emissão de toneladas de CO2 no ar, o que prejudica a saúde de muitas pessoas.

Mas, para diminuir essa emissão, muitas pessoas já estão optando pela carona solidária tanto dentro quanto fora da cidade.

De acordo com um estudo global realizado pelo Le BIPE em 2019, a quantidade de gás carbônico que não foi lançado na atmosfera em 2018 equivale ao que uma floresta de cerca de 730 mil campos de futebol absorve ao ano. O estudo do instituto francês sobre o impacto positivo da carona compartilhada foi realizado com quase 7 mil pessoas de oito países, considerando o Brasil.

No período estudado concluiu-se que as caronas evitaram cerca de 1,6 milhão de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera ao ano. Além disso, mostrou também que o Brasil está entre os países em destaque na economia de CO2 por viagens compartilhadas.

Portanto, as caronas solidárias contribuem com a redução das emissões de CO2, já que permitem um número maior de ocupantes por veículo.

Então, aproveite para fazer novos amigos enquanto viaja e com a carona solidária você ainda contribui com o meio ambiente!

Por: Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Um comentário em “Carona solidária contribui com o meio ambiente e deixa viagem mais barata

  • 22 de abril de 2021 em 19:39
    Permalink

    Gente, na época de hoje em que as pessoas se trancam atrás de muros altas, câmeras de segurança, cadeados e ferrolhos, em que mães empurrando carrinhos de bebês são assaltadas na rua, sem pena e idosos comem o pão que o diabo amassou porque acreditam no cara que pede um copo de água no portão e vão lá na cozinha buscar, deixando a porta aberta. Gente, é muita coragem, ingenuidade ou imaturidade você dar ou pedir carona a um desconhecido que pode ser do bem mas também pode não. É preciso confiar nas pessoas, ajudá-las e ser solidário, ter empatia e ser sociável mas você pode se dar mal se dispensar a prudência e a cautela porque, como dizia a minha avó (que Deus a tenha), “quem vê cara não vê coração”. E aí, vai encarar na boa, véi?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.